Vídeo mostra toneladas de peixes mortos em Rio Piracicaba
Cetesb informa que o problema foi causado pelo despejo irregular de resíduo industrial de uma usina de açúcar
O Rio Piracicaba, um dos mais importantes rios de São Paulo, está tomado por dezenas de toneladas de peixes mortos. A morte de diversas espécies de peixes começou na semana passada e chegou a uma área de proteção ambiental conhecida como o Pantanal Paulista.
A Companhia Ambiental de São Paulo (Cetesb) indicou que o despejo irregular de resíduo industrial de uma usina de açúcar causou o problema. A instituição deve concluir o laudo sobre a dimensão do prejuízo para o meio ambiente até sexta-feira (19).
O Ministério Público Paulista fez uma vistoria na usina para avaliar as possíveis punições. “Em um segundo momento, o aprofundamento da investigação para a responsabilização criminal da empresa e dirigentes da empresa, porque em matéria de meio ambiente, o crime atinge também a pessoa física”, diz Ivan Castanheiro, promotor de justiça.
A Usina São José afirmou que colabora com as investigações. Até o momento não foi possível constatar se essa situação é uma realidade isolada. Ao longo do Rio Piracicaba é possível encontrar outros sinais deste desastre ambiental.