Governo entrega títulos de domínio de terras e outorgas de água
50 títulos e 26 outorgas foram entregues aos participantes dos projetos “Regulariza Campo” e “Fruticultura Irrigada”
O Vice-governador, Daniel Vilela, esteve junto ao Governador Ronaldo Caiado nesta quinta-feira (18), na entrega de 50 títulos definitivos de domínio de terras, do programa “Regulariza Campo”, realizado por meio da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), abrangendo uma área de 7,3 mil hectares. Os municípios são: Nova Roma, Cavalcante, Teresina de Goiás, São João d’Aliança, Colinas do Sul e Alto Paraíso.
A entrega visa legalizar terras, ocupadas em sua maioria por pequenos e médios agricultores, entregando o título de domínio e os tornando proprietários de direito. Com o programa, espera-se que haja um fortalecimento da agricultura familiar, além da inclusão social e a geração de renda no campo.
Também houve a entrega de 26 outorgas de uso de água, para os participantes do “Fruticultura Irrigada” do vão do Paranã. É um projeto que garante o direito de usar os recursos hídricos com uma água de qualidade e controle de quantidade. A proposta inicial engloba famílias de Flores de Goiás, São João d’Aliança e Formosa. Tem como objetivo ajudar na produção de maracujá e manga, para que haja mais de 10 mil toneladas das frutas ao ano.
Durante o discurso, Daniel Vilela ressaltou a importância de priorizar o desenvolvimento na região nordeste goiana, pois é a mais sofrida do estado. “O Governador, Ronaldo Caiado, vem promovendo uma série de investimentos, lutando para que tenha novos projetos e programas que permitam às pessoas terem uma condição de planejamento familiar, que continuem vivendo onde estão e com qualidade de vida”, afirmou o Vice-governador.
Programa de fruticultura irrigada
O projeto está com um processo de seleção para mais de 130 agricultores interessados em participar do programa, e já foram adquiridos mais de 150 kits de irrigação. Cada propriedade selecionada pela Seapa receberá estrutura suficiente para atender dois hectares das culturas de manga e maracujá.