O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sexta-feira, 8 de novembro de 2024
PublicidadePublicidade
Crescimento

Economia goiana é a segunda que mais cresce no País em 12 meses

Crescimento de 5,8% na variação acumulada é superior à média nacional, que foi de 1,7% no mesmo indicador

Postado em 19 de julho de 2024 por Alexandre Paes
“Crescemos acima da média nacional porque oferecemos segurança e liberdade para o empreendedor”

A economia goiana foi a segunda que mais cresceu no país nos últimos 12 meses, com crescimento acumulado de 5,8% até o mês maio, de acordo com o Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR), que é considerado uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB). Entre as unidades federativas com o índice divulgado, Goiás ficou atrás apenas do Espírito Santo (6,7%), além de superar a média brasileira de 1,7% no indicador.

Conforme apuração de dados realizada pelo Instituto Mauro Borges (IMB) em relação à variação interanual, na comparação entre maio de 2024 contra o mesmo mês do ano anterior, o crescimento da economia no estado foi de 4%, superando em mais que o triplo a média nacional, que foi de 1,3%.

O agronegócio continua a ser a espinha dorsal da economia goiana, com a produção de grãos, carnes e outros produtos agropecuários alcançando novos recordes. No entanto, o crescimento econômico do estado não se limita ao campo. Setores como indústria, comércio e serviços também têm mostrado vigor.

Kleber Lemes Todelo, proprietário de uma startup de tecnologia agrícola com sede em Rio Verde, destaca o impacto positivo do crescimento econômico em sua empresa. “Nos últimos 12 meses, tivemos um aumento significativo na demanda por nossos serviços. As fazendas estão cada vez mais investindo em tecnologia para aumentar a produtividade e a eficiência, e isso tem sido fundamental para nosso crescimento”, afirma João.

A empresária Maria Oliveira Lopes, dona de uma rede de lojas de roupas em Goiânia, compartilha uma perspectiva semelhante. “Com a economia aquecida, vimos um aumento nas vendas. As pessoas estão mais confiantes e dispostas a gastar. Além disso, o turismo na capital e em cidades históricas do estado tem contribuído para o nosso crescimento. A expansão de infraestrutura turística e eventos locais atraem mais visitantes, impulsionando nosso setor”, explica a investidora do ramo da moda.

Na variação acumulada no ano, o crescimento goiano foi de 2,8% contra 2% da média nacional, enquanto na variação mensal com ajuste sazonal a economia goiana se manteve estável (0,4%).

“Goiás cresce acima da média nacional porque oferece segurança e liberdade para o empreendedor. Em vez de atrapalhar, o Governo de Goiás trabalha em parceria com o setor produtivo, solucionando os gargalos de infraestrutura, desburocratizando e abrindo novos mercados para os nossos produtos”, explica o governador Ronaldo Caiado.

“A economia goiana segue aquecida e os bons resultados são importantes, pois significam mais emprego e renda para a sociedade goiana. Alcançamos neste mês o maior nível de produção para um mês de maio em toda a série histórica”, destaca o secretário-Geral de Governo, Adriano da Rocha Lima ao comemorar os números.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também