Eleições 2024: convenções partidárias começam neste sábado
Maioria dos partidos devem deixar a decisão para os últimos dias do prazo
A partir deste sábado (20), os partidos políticos e federações começam a realizar as convenções partidárias, com prazo até 5 de agosto. Nessas reuniões, as siglas confirmam oficialmente os candidatos a prefeito e vereador para as Eleições 2024.
Essas convenções discutem coligações e escolhem os candidatos que disputarão os cargos em outubro. As siglas podem realizá-las de forma presencial, virtual ou híbrida, conforme o calendário eleitoral. Elas registram as decisões em uma ata entregue à Justiça Eleitoral.
Após as convenções, os partidos devem registrar suas candidaturas até 15 de agosto.
Primeiras Convenções
O Mobiliza será o primeiro a realizar sua convenção neste sábado, 20 de julho, onde deve anunciar apoio à reeleição de Rogério Cruz (Solidariedade). Já o partido do atual prefeito ainda não definiu a data de sua convenção.
O Agir agendou sua convenção para 28 de julho, às 9h, no Atlanta Music Hall, e já declarou apoio a Sandro Mabel (UB). A reunião deve confirmar essa participação na base do candidato. O Democracia Cristã (DC) também confirmou sua convenção para 30 de julho, segundo fontes do partido.
Partidos como PP e PRD realizarão suas convenções no último dia do prazo, 5 de agosto. Outros partidos, incluindo Avante, PSTU, PCB, PSB, PCO, Podemos, Republicanos e PMB, ainda não definiram suas datas.