O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

segunda-feira, 20 de janeiro de 2025
PublicidadePublicidade
Reciclagem

Ecopontos de Goiânia: descarte de resíduos acessível

São cinco endereços com estruturas modernas para recebimento dos itens

Postado em 20 de julho de 2024 por Luana Carvalho
São cinco endereços com estruturas modernas para recebimento dos itens . | Foto: Luciano Magalhães

Os moradores de Goiânia agora têm à disposição cinco ecopontos com estrutura moderna para descarte gratuito de resíduos, funcionando todos os dias, das 7h às 22h. Estes locais aceitam uma variedade de materiais, incluindo entulhos, pneus, recicláveis, móveis inservíveis e óleo de cozinha.

Segundo a Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), em 2023, os ecopontos da cidade receberam 11 mil toneladas de restos de obras. Sendo 238 toneladas de podas de árvores. Além de 490 toneladas de móveis inservíveis e 541 toneladas de recicláveis, entre outros resíduos. Este serviço gratuito reduz essencialmente o descarte irregular na capital.

Na região oeste, o Ecoponto São José oferece fácil acesso para moradores de bairros como Campinas e Capuava. Já na região leste, o Ecoponto Guanabara, localizado na Rua GB-5, Jardim Guanabara II, atende a população com uma estrutura moderna e eficiente.

Os ecopontos aceitam restos de construção civil, galhadas, móveis inservíveis, pneus e óleo de cozinha. Com horário de funcionamento das 7h às 22h, incluindo sábados, domingos e feriados. Essa flexibilidade permite que pessoas ocupadas durante a semana possam descartar seus resíduos de maneira correta.

Para utilizar o serviço, o cidadão leva os resíduos até o ecoponto, informa seu nome, endereço, placa do veículo e o tipo de material a ser descartado aos colaboradores. Depois só fazer o descarregamento nas baias ou caçambas disponíveis.

A iniciativa visa promover o descarte adequado do lixo, uma vez que a Prefeitura de Goiânia remove cerca de 55 mil toneladas de entulhos descartados irregularmente em espaços públicos anualmente.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também