Alunos constroem robô para disputar copa do mundo de robótica
FG Luiz Rassi, em Aparecida de Goiânia, proporciona aprendizado com equipamentos de última geração
Seis estudantes, com idades entre 15 e 19 anos, da Escola do Futuro de Goiás Luiz Rassi, em Aparecida de Goiânia, constroem robô que participará do RoboWorld Cup FIRA 2024. O torneio mundial de robótica ocorrerá de 5 a 9 de agosto de 2024, em São Luís, no Maranhão. A Federation of International RoboSports Association (FIRA) organiza o campeonato, considerado um dos maiores do mundo.
A equipe é composta por Anna Clara Ferreira Barros, Danielly Khalil, Cauã Rodrigues, Vitor Vinícius, Estevão Santos e Sara Lopes. Conquistaram a vaga para o campeonato mundial nas categorias Cliff Hanger, na qual robôs de pesos iguais tentam empurrar o oponente para fora da arena enquanto se desviam de obstáculos. O robô está sendo desenvolvido nos laboratórios de ensino da escola, que contam com impressoras 3D para auxiliar os alunos.
Nomeada “Rassilianos” em homenagem à unidade escolar, a equipe vê grande importância nas competições de robótica. “Essas competições são importantes não só para nós, Rassilianos, mas para o futuro. Queremos que a robótica seja acessível a todos”, destaca Anna Clara.
José Frederico Lyra Netto, secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de Goiás, ressalta a importância das Escolas do Futuro. “As Escolas do Futuro são a entrada de muitos goianos para o mundo da tecnologia, especialmente da programação e da robótica. E tudo de forma gratuita e com muita qualidade” afirma.
Para Moisés Cunha, diretor do Centro de Educação Trabalho e Tecnologia da Universidade Federal de Goiás (CETT-UFG), “os campeonatos evidenciam o potencial de criatividade e de capacidade de realização das Escolas do Futuro”.
Escolas do Futuro
As Escolas do Futuro do Estado de Goiás (EFGs) são uma iniciativa de educação gratuita e de qualidade do Governo de Goiás, destinadas a jovens do Ensino Médio e Superior. As EFGs estão presentes em cinco cidades: Goiânia, Aparecida de Goiânia, Mineiros, Santo Antônio do Descoberto e Valparaíso. Além do curso de robótica, as EFGs oferecem diversos cursos de tecnologia.