O Hoje, O melhor conteúdo online e impresso - Skip to main content

domingo, 8 de setembro de 2024
PublicidadePublicidade
Farmácia Social

Farmácia popular amplia lista de medicamentos gratuitos

Com a ampliação, o programa que contempla 41 medicamentos e insumos passa a ter 39 desses itens gratuitos

Postado em 23 de julho de 2024 por Thais Cristina Teixeira
Em 2023

O Programa Farmácia Social, e conhecido comumente como Farmácia Popular, criado em 2004, é realizado pelo Governo Federal. Recentemente, o projeto ampliou a quantidade de medicamentos oferecidos gratuitamente, o projeto anteriormente oferecia gratuitamente medicamentos para diabetes, asma, osteoporose. 

Após a mudança, a Farmácia Popular passou a oferecer também medicamentos gratuitos para tratamento de colesterol alto, doença de Parkinson, rinite e glaucoma. Além dos itens que podem ser adquiridos de forma  gratuita, o programa disponibiliza produtos com co-pagamento, onde o Ministério da Saúde paga até 90% e o restante do pagamento é realizado pelo consumidor. 

Com essa ampliação, 95% dos medicamentos e insumos  que fazem parte do projeto, ou seja, 39 dos 41 produtos,  podem ser retirados de forma gratuita. 

Em dezembro de 2023, o portal do Ministério da Saúde, publicou que a Farmácia Popular está presente em 81% das cidades brasileiras, em 4.515 municípios. E que ao todo existiam 31 mil estabelecimentos. 

Em julho deste ano, foi publicado que a iniciativa atende 85% das cidades do Brasil, em 4,7 mil municípios, com capacidade para atender 96% da população. Desde junho do ano passado, o programa possibilitou que  560,4 mil mulheres acessassem medicamentos gratuitos para anticoncepção e osteoporose.

Outro fator divulgado pelo Ministério da Saúde é que durante os 20 anos do Farmácia Popular, o projeto já atendeu em média 70 milhões de pessoas. A expectativa do Ministério da Saúde é universalizar o programa, cobrindo 93% do território nacional, 536 novas farmácias foram credenciadas em 380 novos municípios de referência do Programa Mais Médicos, com 352 cidades do Norte e Nordeste recebendo a primeira unidade cadastrada. 

Para atingir esse objetivo, foi aberto o credenciamento de novas farmácias e drogarias em 811 cidades de todas as regiões do país, com prioridade para os municípios participantes do Mais Médicos – estratégia que visa reduzir as lacunas na assistência à saúde.

O Conselho Regional de Farmácia de Goiás (CRF-GO)divulgou ao Jornal O Hoje, que em Goiás existem 1.813 farmácias populares em todo o estado, sendo 369 delas em Goiânia.  O relatório de dezembro de 2023 no site do Ministério da Saúde mostra que 797.125  goianos  tiveram acesso ao Programa Farmácia Popular.

A Presidente do CRF-GO, Lorena Baía, explicou que o programa Farmácia Popular do Brasil tem como um dos seus principais objetivos a ampliação do acesso da população aos medicamentos básicos e essenciais, “isso é muito importante principalmente quando se pensa nas doenças crônicas não transmissíveis”, afirmou Lorena. 

“Então doenças como hipertensão arterial, diabetes, glaucoma, asma, rinite, osteoporose são [enfermidades] que a pessoa vai conviver por toda a vida e que necessitam de um controle feito através do medicamento, se essas pessoas tiverem acesso a [medicação] possivelmente elas terão controle da sua situação de saúde, esse controle impede o agravamento da doença”, pontua a especialista. 

Lorena Baía exemplificou explicando que um paciente que possui diabetes e faz o controle da enfermidade, provavelmente esse portador não vai ter complicações e evolução da doença

“Um paciente portador de diabetes que faz o controle da doença, não evolui para as complicações de um diabetes não tratado. Logo, provavelmente esse paciente não vai precisar de hemodiálise, porque ele não vai ter complicações da função renal, o  paciente que está evitando a evolução da doença para um quadro de cegueira,ele é um paciente que não vai precisar amputar membros. Então o paciente vai conseguir ter qualidade de vida através da utilização correta dos medicamentos do acesso que ele teve através do programa Farmácia Popular”, contou a presidente.

Lista de Medicamentos do Programa 

Asma

Brometo de ipratrópio 0,02mg;
Brometo de ipratrópio 0,25mg;
Dipropionato de beclometasona 200mcg;
Dipropionato de beclometasona 250mcg;
Dipropionato de beclometasona 50mcg;
Sulfato de salbutamol 100mcg;
Sulfato de salbutamol 5mg.

Diabetes

Cloridrato de metformina 500mg;
Cloridrato de metformina 500mg – ação prolongada;
Cloridrato de metformina 850mg;
Glibenclamida 5mg;
Insulina humana regular 100ui/ml;
Insulina humana 100ui/ml.

Hipertensão

Atenolol 25mg;
Besilato de anlodipino 5 mg;
Captopril 25mg;
Cloridrato de propranolol 40mg;
Hidroclorotiazida 25mg;
Losartana potássica 50mg;
Maleato de enalapril 10mg;
Espironolactona 25 mg;
Furosemida 40 mg;
Succinato de metoprolol 25 mg.

Anticoncepcionais

Acetato de medroxiprogesterona 150mg;
Etinilestradiol 0,03mg + levonorgestrel 0,15mg;
Noretisterona 0,35mg;
Valerato de estradiol 5mg + enantato de noretisterona 50mg.

Osteoporose

Alendronato de sódio 70mg.

Dislipidemia

Sinvastatina 10mg;
Sinvastatina 20mg;
Sinvastatina 40mg.

Doença de Parkinson

Carbidopa 25mg + levodopa 250mg;
Cloridrato de benserazida 25mg + levodopa 100mg.

Glaucoma

Maleato de timolol 2,5mg;
Maleato de timolol 5mg.

Rinite

Budesonida 32mcg;
Budesonida 50mcg;
Dipropionato de beclometasona 50mcg/dose.

Veja também