terça-feira, 27 de outubro de 2026
Eleições 2024

UB faz convenção para confirmar Pellozo à reeleição

Prefeito espera ter aliança de quatro a seis partidos na corrida para se manter no comando em Senador Canedo

Redação O Hojepor em
UB faz convenção para confirmar Pellozo à reeleição
Evento ocorre a partir das 9 horas na Avenida Dom Emanuel | Foto Divulgação/ Secom Goiás

Francisco Costa e Yago Sales

Prefeito de Senador Canedo, Fernando Pellozo terá o nome confirmado à reeleição no próximo sábado (27). Na ocasião, ocorre a convenção partidária do União Brasil, momento que também será apresentada a chapa com 14 postulantes à Câmara Municipal. O evento ocorre a partir das 9h, na Avenida Dom Emanuel.

Ainda durante o evento, haverá o anúncio do vice e de alianças partidárias para compor com o prefeito e pré-candidato à reeleição. Atualmente, Pellozo já tem como certo o apoio do governador Ronaldo Caiado (União Brasil).

Por enquanto, além do União Brasil do chefe do Executivo, o prefeito conta com a parceria do Progressistas. Conforme apurado, a expectativa é de quatro a seis partidos na base para a corrida pela prefeitura. Sobre a vice, o grupo do prefeito não antecipa. O nome depende das alianças, informam. 

Trajetória

Pellozo saiu vitorioso na corrida pela prefeitura em 2020. A trajetória política começou a ganhar destaque em 2018, quando obteve mais de dez mil votos para a Assembleia Legislativa de Goiás (Alego). A vitória na prefeitura foi impulsionada pelo apoio do senador Vanderlan Cardoso (PSD), ex-prefeito do município — aliança que sofreria rompimento tempos mais tarde. 

Descontente com a aproximação de Pellozo com o governador Ronaldo Caiado, Vanderlan decidiu retirar seu apoio ao prefeito. Em resposta, o senador lançou a pré-candidatura de sua esposa, Izaura Cardoso (PSD), para a prefeitura de Senador Canedo, enquanto ele caminha a passos largos rumo ao projeto de se candidatar à Prefeitura de Goiânia.

Apesar da cisão com Vanderlan, Pellozo continua liderando as pesquisas de intenção de voto no município, mesmo sob a artilharia de diversos adversários. Entre eles, Divino Lemes, ex-prefeito de Senador Canedo e que enfrenta desafios legais que lançam incertezas sobre sua pré-candidatura, segundo observadores da política local.

Além de Izaura Cardoso e Divino Lemes, outros nomes competem pela pré-candidatura de Senador Canedo, como da médica Cristiane Pina (Solidariedade). Ventila-se Thiago Moura (Podemos), Dona Eliete (PV), Milter Mayer (Novo), Welma Lira (PL), Rodrigo Rosa (PRTB), Misael Oliveira (Agir) como algumas das figuras que entram na disputa. 

O gestor, por sua vez, mantém postura tranquila e confiante em entrevistas e aparições públicas. Bem visto na cidade, ele é frequentemente elogiado por lideranças locais, que, apesar de algumas críticas pontuais, reconhecem seu trabalho significativo na administração do município, a exemplo da prometida entrega do novo Paço Municipal, um dos pilares mais expoentes de sua gestão.

Pellozo tem sido elogiado por consolidar apoio de ao menos dois puxadores de votos para a Câmara Municipal: o atual presidente da Casa, Anderson Gaúcho, que está no sexto mandato de vereador; e, também, Reinaldo Alves.

Chapa de vereadores

A chapa do União Brasil terá 14 nomes, como mencionado. O grupo de Pellozo antecipou os pré-candidatos ao O HOJE: Anderson Gaúcho (presidente da Câmara), Wesley Zoomidia (vereador), Eliel José (vereador), Rosalvo (vereador), Dmel (vereador), Wesley de Souza, Professor Nation, Professor Walbert, Willian Canedo, Vanilda Cardoso, Dona Sebastiana da Saúde, Professora Kellen, Nilde e Aléssia.

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:

Veja também

Motta se reúne com Lula e Alcolumbre e sinaliza diálogo com novo governo

diálogo

Motta se reúne com Lula e Alcolumbre e sinaliza diálogo com novo governo

Após reunião com Lula, Hugo Motta promete defender harmonia entre os Poderes
Presidente do PL, Valdemar Costa Neto, reconhece vitória de Lula

segundo turno

Presidente do PL, Valdemar Costa Neto, reconhece vitória de Lula

Valdemar admite vitória de Lula enquanto Flávio muda estratégia para contestar eleição
Alego

Parlamento goiano

Deputados tentam unificar candidatura à presidência da Alego; Talles quer apoio de Daniel e Caiado

Virmondes Cruvinel relata articulação entre seis parlamentares para chegar a um nome comum, enquan...
Flávio Bolsonaro

Pós-eleição

PF intima Flávio Bolsonaro a entregar passaportes após decisão de Moraes

Senador afirma que medida é uma tentativa de intimidação; decisão também o impede de deixar o p...
Mabel presta contas do segundo quadrimestre e aponta mais de R$ 600 mi em investimentos em Goiânia

Balanço fiscal

Mabel presta contas do segundo quadrimestre e aponta mais de R$ 600 mi em investimentos em Goiânia

Prefeito anunciou medidas para intensificar a cobrança de devedores e afirmou que busca alternativa...
Águas Claras registra maior avanço de Celina Leão no segundo turno no DF

POLÍTICA

Águas Claras registra maior avanço de Celina Leão no segundo turno no DF

Governadora reeleita ampliou a votação em 13,6 mil votos na zona eleitoral; Leandro Grass teve o m...
Vice de Tarcísio de Freitas reconhece vitória de Lula

eleições 2026

Vice de Tarcísio de Freitas reconhece vitória de Lula

Felício Ramuth (MDB) disse que respeita o resultado das urnas e lembrou que o PL também solicitou ...
DF é a terceira unidade da Federação onde Lula mais cresceu do 1º para o 2º turno

Eleições 2026

DF é a terceira unidade da Federação onde Lula mais cresceu do 1º para o 2º turno

Petista recebeu quase 150 mil votos a mais na capital federal na segunda etapa da eleição; Goiás ...