TSE responde Maduro e garante urnas auditáveis no Brasil
Posicionamento da Corte eleitoral vem após críticas do presidente da Venezuela
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) disse nesta quarta-feira (24), que o processo eleitoral no Brasil é auditável. A Corte eleitoral se manifestou após críticas do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, que disse durante comício que o país não audita “um único registro”.
A resposta do TSE veio por meio de nota. O Tribunal enviou 5 textos com explicações e funcionamento das urnas, além de garantir que o Boletim de Urna é um processo “totalmente auditável”.
Em sua fala, Maduro não apresentou provas a fim de provar as acusações feitas contra Brasil, Estados Unidos e Colômbia a respeito do processo eleitoral. Após afirmar que a Venezuela tem o “melhor sistema eleitoral do mundo”. Na sequência, ele disse: “Onde mais no mundo se faz isso? Nos Estados Unidos? O sistema eleitoral é inauditável. No Brasil? Eles não auditam um único registro. Na Colômbia? Eles não auditam um único registro”.
Além disso, as falas do chefe do Executivo venezuelando vieram como resposta, após críticas de Lula. O petista disse recentemente que Maduro precisa aprender a respeitar o resultado das urnas. Ademais, vale lembrar que o TSE irá mandar dois observadores para o pleito venezuelano, que acontece no próximo domingo (28).
Leia mais:
Maduro critica sistema eleitoral brasileiro, alegando falta de auditoria nos resultados
Lula diz que Maduro precisa respeitar resultado das eleições