Trens da França são alvos de ataque
A estimativa é a de que mais de 800 mil pessoas estejam sendo afetadas pelos ataques
As autoridades francesas relataram que os trens de Paris, que conectam a cidade a outras regiões da França e a outros países, foram alvo de um ataque. O incidente ocorreu durante a madrugada, poucas horas antes da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos. Diversas linhas estão atrasadas e outras foram canceladas.
A informação é que houve roubo e incêndio de cabos de fibra óptica, essenciais para transmitir informações sobre os trajetos dos trens e garantir a segurança dos motoristas. Os ataques afetaram mais de 800 mil pessoas. A ação paralisou a maior parte das operações dos Trens de Alta Velocidade (TGV) da França.
As estações amanheceram lotadas, com longas filas. Os TGVs ligam Paris a cidades em várias regiões da França e a outros países europeus. Os ataques devem impactar aqueles que planejaram viajar nesta sexta-feira (26) para a capital francesa para assistir à abertura das Olimpíadas.
Os principais alvos foram as linhas que conectam Paris a cidades como Lille, no norte, Bordeaux, no oeste, e Estrasburgo, no leste. Outro ataque afetou a linha que liga Paris às cidades de Lyon e Marselha, no sul do país.
Jean-Pierre Farandou, presidente-executivo da SNCF, a empresa pública francesa responsável pelo transporte ferroviário, informou à imprensa que o reparo deve demorar. Não há um prazo definido para a resolução do problema, pois a manutenção é manual e exige a atuação de centenas de trabalhadores.
As autoridades francesas classificaram o ataque como uma “ação criminosa” e afirmaram que estão investigando os responsáveis. Até o início desta manhã, ninguém havia sido preso.