Goiânia registra o dia mais seco do ano com umidade em 15%
Segundo meteorologista do Inmet, a tendência é que a umidade diminua ainda mais em agosto, conhecido como o mês mais seco do ano em Goiás

Goiânia registrou o dia mais seco do ano na última sexta-feira (26), quando a umidade do ar chegou a 15%. Esse índice coloca a cidade em uma situação de perigo devido à baixa umidade, que deve durar até o domingo (28), conforme aviso do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Andrea Ramos, meteorologista do Inmet, explica que bloqueios atmosféricos mantêm uma massa de ar seco sobre a região central do país, resultando na secura do tempo. Esse fenômeno não é exclusivo de Goiânia, afetando também outras áreas de Goiás.
Goianésia, por exemplo, registrou uma umidade de 16%, enquanto municípios como Pirenópolis, Itapaci, Itumbiara e Paraúna marcaram 18%. O Inmet confirmou essas informações, pois monitora constantemente os índices de umidade no estado.
Andrea Ramos destacou que a tendência é que a umidade diminua ainda mais em agosto, conhecido como o mês mais seco do ano em Goiás. No ano passado, a umidade em Goiânia chegou a alarmantes 13% no dia 23 de agosto, o que já era um valor preocupante.

Nos anos anteriores, a capital chegou a registrar um índice mínimo de 11% de umidade, o mais baixo da sua história. O Inmet enfatiza que é crucial manter-se hidratado e umidificar os ambientes, especialmente entre 12h e 17h, quando as temperaturas são mais elevadas.