Técnico de boxe de Samoa morre na Vila Olímpica em Paris
O treinador estava em seu quarto com um atleta quando sofreu a parada cardíaca
Lionel Elika Fatupaito, técnico da equipe de boxe de Samoa, faleceu neste sábado (27) na Vila Olímpica dos Jogos de Paris 2024. Ele tinha 60 anos e morreu após sofrer uma parada cardíaca. A Federação Internacional de Boxe (IBA) confirmou a informação.
De acordo com o Ministério Público de Bobigny, uma comuna próxima a Paris, o treinador estava em seu quarto com um atleta por volta das 10h20 locais (5h20 no horário de Brasília) quando sofreu a parada cardíaca. Apesar dos esforços dos serviços de emergência, Fatupaito não sobreviveu. Os legistas classificaram a morte como “por causas naturais”, mas o departamento de Seine-Saint-Denis iniciará uma investigação sobre o caso.
Em nota, o órgão lamentou a morte repentina do técnico. “Nós da Federação Internacional de Boxe (IBA) estendemos nossos sinceros sentimentos aos familiares, amigos e colegas de Lionel Elika Fatupaito, o treinador de boxe de Samoa, que faleceu tragicamente durante os Jogos de Paris 2024. A dedicação e a paixão de Lionel pelo esporte deixaram uma marca indelével [que não se pode apagar] na comunidade do boxe. Seu legado continuará a inspirar as gerações futuras. Nossos pensamentos e orações estão com a Equipe Samoa e todos aqueles afetados por esta perda profunda”.