Em Anápolis, PSB ignora PT e vai caminhar com Eerizania, nome de Caiado
Pré-candidato petista, Antônio Gomide lembra que o partido é ligado à prefeitura
O PSB optou por não reproduzir a aliança nacional com o PT em Anápolis e decidiu por caminhar com a pré-candidata Eerizania Freitas (União Brasil), nome do prefeito Roberto Naves (Republicanos) e do governador Ronaldo Caiado (União Brasil), à prefeitura de Anápolis. O anúncio oficial aconteceu em convenção partidária da legenda, que ocorreu na quinta-feira (25).
Ao Jornal O Hoje, o presidente do PSB, Jakson Charles, lembra que é líder do prefeito Roberto Naves desde o primeiro mandato, há quase oito anos. “Então, desde a gestão passada de Roberto, a gente já vem caminhando com o grupo”, naturaliza.
Ele também explica que o PSB chegou a ter um nome para a chapa majoritária, o vereador Lisieux José Borges, “mas ele refluiu”. Sem o pré-candidato, o partido, que já tinha conversas com Naves, resolveu caminhar com Eerizania. “Questão de gratidão. Como disse, sou o líder do prefeito na Câmara, então não teríamos outro caminho.”
Jakson reforça que não tem restrição com o pré-candidato do PT na cidade, o deputado estadual Antônio Gomide. Também revela que todas as decisões foram tomadas com o conhecimento do diretório regional, presidido pelo ex-deputado federal Elias Vaz.
Inclusive, já tiveram conversas com Gomide e com Elias no caso de um eventual segundo turno onde Eerizania não esteja. Nessa situação, o diretório regional vai orientar, o que deve significar uma aliança com o PT.
O Jornal O Hoje procurou o presidente Elias Vaz para comentar a situação, mas não obteve retorno até o fechamento desta reportagem. Da mesma forma, o veículo de comunicação procurou o pré-candidato petista, Antônio Gomide. Ele se resumiu a dizer que o “PSB está ligado à prefeitura municipal”.
Convenção
A pré-candidata Eerizania Freitas participou da convenção pessebista. “Aqui se trata de um projeto que é da pluralidade, um projeto em parceria com todos os partidos que entendem a nossa vontade e a nossa missão de cuidar da cidade de Anápolis”, discursou.
E continuou: “E podem ter certeza de que eu venho aqui com muita honra, olhar nos olhos de vocês e assumir um compromisso. Junto com todos os partidos que abraçaram o nosso projeto, junto com o PSB, com Jackson Charles e com todos os pré-candidatos que estão aqui, nós firmamos uma aliança que tem um único objetivo, um único partido que se chama Anápolis.”
A decisão foi unânime. Presidente municipal da sigla, Jakson Charles disse que, “para nós, de todo o time do PSB, é uma honra que, a partir de agora, estaremos juntos na busca pela conquista do espaço, para que possamos realizar um trabalho magnífico para Anápolis com a Eerizania Freitas”.
Com a nova legenda e o União Brasil, Eerizania ainda tem outros quatro partidos na base: Progressistas (PP), Republicanos, Podemos e Democracia Cristã (DC).
Goiânia e Aparecida
Diferente de Anápolis, na capital, a tendência é que o PT e o PSB caminhem juntos. Em Goiânia, a pré-candidata do Partido dos Trabalhadores é a deputada federal Adriana Accorsi. A legenda de Elias Vaz deve, além de apoiar, indicar o vice. Um dos cotados é o ex-deputado estadual Vinícius Cirqueira.
Já em Aparecida de Goiânia, o partido pode ter candidatura própria. O vereador da sigla, Willian Panda, colocou o nome à disposição e tenta unir as esquerdas na cidade, inclusive o PT.