O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

terça-feira, 24 de dezembro de 2024
Educação

Estudantes da rede municipal retomam semestre letivo

Capital figura na 7ª posição no ranking nacional das mais alfabetizadas do País, segundo dados do Censo Demográfico 2022, divulgados pelo IBGE

Postado em 1 de agosto de 2024 por Redação
Os mais de 117 mil alunos de escolas e Cmeis prosseguem com as aulas até o dia 12 de dezembro

João Reynol

Com o fim das férias, a manhã desta quinta-feira (1º) será marcada pela volta às aulas  do segundo semestre letivo da rede municipal de ensino de Goiânia, com o planejamento pedagógico nas 376 unidades educacionais da capital. Os mais de 117 mil alunos de escolas e Cmeis retomam às aulas e o semestre prossegue até o dia 12 de dezembro, com 92 dias letivos pela frente.

O Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Bem-Me-Quer, no Setor Crimeia Leste, que antes atendia 68 crianças, virá para o segundo semestre com capacidade para atender 300 crianças em período integral, com idade entre 6 meses a 4 anos. 

São 12 salas amplas, cozinha, seis banheiros infantis, dois banheiros acessíveis, fraldário, lactário, sala de coordenação/direção, sala de professores, almoxarifado e parquinho. A nova estrutura foi feita com ambientes de rápida implantação, pensados para fins educacionais. O material é de aço de alta resistência, paredes de painel isotérmico, que portam sistemas elétricos, lógicos, hidráulicos e de refrigeração. As salas possuem aparelhos de ar-condicionado.

Reconhecendo a importância do bem-estar emocional dos alunos, a SME intensificou o suporte psicológico nas escolas. Psicólogos e orientadores educacionais estarão à disposição para oferecer atendimento e realizar atividades que promovam a saúde mental dos estudantes. Oficinas de mindfulness, rodas de conversa e palestras sobre temas relevantes serão algumas das ações promovidas.

Pais e responsáveis também estão otimistas com o retorno às aulas. Joana Silva, mãe de um aluno do 5º ano, expressou sua confiança nas medidas adotadas: “É reconfortante saber que a escola está preparada para receber nossos filhos de maneira segura. Espero que este semestre seja muito produtivo para todos”.

Mais Alfabetizada

Em junho deste ano foi divulgado que Goiânia conquistou a 7ª posição no ranking nacional das capitais mais alfabetizadas do país, segundo dados do Censo Demográfico 2022 divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), figurando, assim, no top 10. A capital ficou à frente de cidades como São Paulo e Brasília. Lideram a lista as capitais do Sul, Florianópolis (SC), Curitiba (PR) e Porto Alegre (RS), respectivamente, seguidas de Belo Horizonte (MG), Vitória (ES) e Rio de Janeiro (RJ).

De acordo com o IBGE, para ser considerada alfabetizada a pessoa deve saber ler e escrever “pelo menos um bilhete simples” ou uma “lista de compras”, independentemente de estar ou não frequentando escola ou de ter concluído períodos letivos.

O Censo 2022 mostrou que a taxa de alfabetização entre os brasileiros é de 93%. Entre as 163 milhões de pessoas de 15 anos ou mais de idade, 151,5 milhões sabem ler e escrever um bilhete simples e 11,4 milhões, não sabem. (Especial para O Hoje)

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também