Fim de semana movimenta cenário político goianiense
O último final de semana disponível no calendário eleitoral para as realizações das convenções partidárias marcou movimentação política intensa na capital goiana e região. Vários dos principais partidos e federações que irão disputar o pleito do dia 6 de outubro em Goiânia, se reuniram com seus apoiadores e lideranças para oficializarem candidaturas para prefeito, vice-prefeito […]
O último final de semana disponível no calendário eleitoral para as realizações das convenções partidárias marcou movimentação política intensa na capital goiana e região. Vários dos principais partidos e federações que irão disputar o pleito do dia 6 de outubro em Goiânia, se reuniram com seus apoiadores e lideranças para oficializarem candidaturas para prefeito, vice-prefeito e vereadores. As convenções podem ser realizadas – de acordo com o Calendário Eleitoral das Eleições de 2024, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) – até o dia 5 de agosto, nesta segunda-feira.
A federação PSDB-Cidadania confirmou a candidatura do jornalista Matheus Ribeiro (PSDB), no sábado, 3. A composição da chapa de Ribeiro conta com a professora de Direito da Universidade Federal de Goiás, Bartira Miranda, também do PSDB. Os tucanos chefiados por Marconi Perillo, apostam na popularidade do jornalista e em uma composição “sangue puro” do PSDB, para voltarem ao protagonismo na política goiana, assim como já foi em tempos não tão distantes.
O jornalista não vai contar com apoio de nenhuma outra sigla. Na convenção, foram lançadas as candidaturas de 32 vereadores. Matheus falou enquanto repórter, aprendeu a “ouvir o cidadão e cobrar das autoridades uma solução. O que vemos é que, apesar de termos uma cidade maravilhosa, que nós amamos, onde as coisas dão certo, a gente avançou e a prefeitura ficou para trás”.
Quem também confirmou seu nome para a disputa pelo Paço Municipal da capital no sábado foi a federação Brasil da Esperança. O PT; PV; PCdoB; Rede Sustentabilidade; PSOL; PSB e PMB, se reuniram no evento que confirmou a petista Adriana Accorsi como candidata à prefeitura de Goiânia. Accorsi era nome certo desde a pré-campanha, as especulações se davam em torno da escolha do vice, que seria do PSB.
O ex-reitor do Instituto Federal de Goiás, Professor Jerônimo (PSB), foi o escolhido por Elias Vaz – presidente estadual da legenda – e companhia. O favorito ao número dois da chapa era o ex-deputado Vinicius Cerqueira, presidente municipal do PSB, mas por conta de imbróglios com a Justiça Eleitoral, sua candidatura foi descartada. Além das candidaturas de prefeito e vice, 116 vereadores foram confirmados pela chapa. 32 do PT; 31 do PSB; 20 do PMB; 13 do PSOL; 8 da Rede de Sustentabilidade; 8 do PV e 4 do PCdoB.
Em coletiva à imprensa, Accorsi também falou das negociações com Bruno Peixoto (União Brasil), presidente da Assembleia Legislativa de Goiás, que atualmente anda com o nome da base caiadista, Sandro Mabel (União Brasil). A petista afirmou que tem mantido conversas com Peixoto e “será muito bem-vindo”, caso decida aglutinar sua força ao projeto.
Já pela tarde do sábado, a convenção do Solidariedade confirmou o projeto de reeleição do prefeito Rogério Cruz, pelo partido. A convenção não foi apenas da sigla do prefeito, já que PDT, Mobiliza e PRTB participaram de forma conjunta. Apoiadores de Cruz e líderes dos partidos se reuniram no Tatersal de Elite, na Pecuária de Goiânia. Foram lançados, além da candidatura de Rogério Cruz, os nomes de 152 vereadores pré-candidatos pela coligação – número que ainda pode aumentar, caso outros partidos se juntem ao projeto de reeleição do prefeito. Entretanto, o vice de Rogério não foi divulgado.
O carioca ao lado de sua esposa Thelma Cruz, discursou sobre os feitos do seu governo. Falou sobre sua relação com Goiânia e disse que a disputa eleitoral vai ser vencida por quem for mais determinado. O evento contou não só com atrativos políticos, mas também para crianças. Palhaços, brinquedos e apresentações musicais tornaram o evento partidário de Cruz mais ambientado para as famílias dos apoiadores presentes.
No domingo pela noite, o Republicanos e o Partido Progressistas (PP) fizeram suas convenções, para anunciarem os candidatos à vereadores. Os eventos, distintos, reuniram lideranças dos partidos e apoiadores.
Esta segunda-feira (5), é o último dia previsto no calendário eleitoral, para realização das convenções. Estão marcadas as convenções do PSD, do PL e do União Brasil, com o MDB. Vanderlan Cardoso, Fred Rodrigues e Sandro Mabel devem ser confirmados como os candidatos dos partidos, respectivamente.