Peso da mochila pode afetar a saúde das crianças
Especialistas alertam para os riscos do uso inadequado de mochilas, que pode causar sérios problemas na coluna de crianças e adolescentes
Com a volta às aulas, a preocupação com o material escolar retorna, especialmente quanto ao uso adequado das mochilas. O neurocirurgião especialista em coluna Túlio Rocha adverte sobre os riscos do uso inadequado desse acessório, que pode causar sérios problemas de coluna. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), 85% da população sofre de dores nas costas, e o uso inadequado das mochilas é um dos fatores que contribuem para essa estatística.
Rocha explica que carregar mochilas com excesso de peso ou de maneira incorreta, como em apenas um lado do corpo, pode levar a condições como escoliose, hiperlordose e hérnia de disco. “A movimentação com o peso sobre os ombros pode causar o deslocamento dos discos que realizam o amortecimento entre uma vértebra e outra”, afirma.
A OMS recomenda que o peso da mochila não ultrapasse 10% do peso corporal do estudante. Carregar mochilas de forma inadequada pode resultar em lesões, justificando a frequência de problemas de coluna em crianças e adolescentes. Condições como escoliose, que é a curvatura em forma de S na coluna, hipercifose, que é a curvatura acentuada na coluna torácica, e hiperlordose, que é o aumento do ângulo de curvatura na região lombar, são algumas das consequências.
Rocha destaca a importância de alternar os lados ao carregar bolsas de uma alça só para aliviar a tensão. “Se a pessoa usar uma bolsa de uma alça, o ideal é alternar ocasionalmente os lados do corpo para carregar a bolsa, aliviando o peso”, orienta.
Recomendações
Para evitar problemas de coluna em seus filhos, Rocha recomenda que os pais avaliem criteriosamente a escolha da mochila escolar. O acessório deve ser adequado ao peso, idade e altura da criança, evitando lesões a curto, médio ou longo prazo. A mochila não deve ser maior que a altura das costas e deve ter alças largas, almofadadas e ajustáveis, além de cinto ajustável para melhor distribuição do peso.
Para aqueles que optam por mochilas com rodinhas ou bolsas-carteiro, Rocha recomenda observar a postura do estudante. A postura deve ser ereta, com a bolsa ou mochila na altura do quadril e o peso equilibrado. Ele também destaca a importância de levar apenas o material necessário para o dia, evitando sobrecarregar a mochila.