Furacão Debby deixa quatro mortos na Flórida e se dirige para a Geórgia
Aproximadamente 250 mil pessoas podem ficar sem eletricidade na Flórida nesta segunda-feira
A passagem do furacão Debby pela Flórida, nos EUA, deixou pelo menos quatro mortos. Nesta segunda-feira (5), a tempestade tropical avançou para a Geórgia e promete trazer “inundações catastróficas” para a região.
Entre as vítimas, estavam uma motorista de 38 anos e um jovem de 12 anos, que faleceram em um acidente no condado de Dixie, no noroeste da Flórida, na noite de domingo (4). Em outro incidente, um homem de 64 anos colidiu seu caminhão contra um muro, e a cabine se desprendeu e caiu em um canal próximo a Tampa, onde foi encontrado morto pelos serviços de emergência. A quarta vítima era um adolescente de 13 anos, que foi esmagado por uma árvore que caiu sobre a casa rodante da família devido à tempestade.
Debby fez sua primeira aparição na Flórida como um furacão de categoria 1, mas enfraqueceu e se transformou em uma tempestade tropical poderosa. Michael Brennan, diretor do Centro Nacional de Furacões dos EUA, alertou que a tempestade deve trazer “chuvas extremas” nas próximas horas, com potencial para causar “inundações catastróficas” nas áreas costeiras da Geórgia, Carolina do Sul e possivelmente Carolina do Norte. “Os impactos de Debby estão apenas começando e vão se estender ao longo da semana na costa sudeste dos Estados Unidos”, afirmou Brennan. Aproximadamente 250 mil pessoas podem ficar sem eletricidade na Flórida nesta segunda-feira.
Em resposta à situação, o presidente dos EUA, Joe Biden, declarou estado de emergência na Carolina do Sul nesta segunda-feira, seguindo a medida similar para a Flórida no domingo. A declaração facilita a rápida entrega de ajuda federal às áreas afetadas.