O Hoje, O melhor conteúdo online e impresso - Skip to main content

domingo, 1 de setembro de 2024
PublicidadePublicidade
Atentado

Suspeitos de planejar atentado terrorista em show de Taylor Swift são presos

De acordo com a polícia, os suspeitos planejavam um atentado de grande escala, considerando que os shows estavam esgotados, com mais de 60 mil ingressos vendidos para cada data

Postado em 8 de agosto de 2024 por Leticia Marielle
Suspeitos de planejar atentado terrorista em show de Taylor Swift são presos
Suspeitos de planejar atentado terrorista em show de Taylor Swift são presos. | Foto: divulgação

Três apresentações da renomada cantora Taylor Swift, programadas para os dias 8, 9 e 10 de agosto, em Viena, foram canceladas devido a uma grave ameaça terrorista, confirmada pelo governo austríaco. A decisão foi tomada após a polícia local deter dois indivíduos na quarta-feira (7) suspeitos de ligação com o Estado Islâmico.

De acordo com a polícia, os suspeitos planejavam um atentado de grande escala, considerando que os shows estavam esgotados, com mais de 60 mil ingressos vendidos para cada data.

Franz Ruf, diretor geral de Segurança Pública, revelou que, com base no estágio atual da investigação, os suspeitos se radicalizaram pela internet. O serviço secreto austríaco informou que um dos detidos é um jovem austríaco de 19 anos que planejava um ataque suicida durante uma das apresentações de Swift, com o objetivo de “causar um grande número de vítimas”.

Omar Haijawi-Pirchner, diretor dos serviços de inteligência (DSN), declarou em coletiva que o jovem confessou plenamente suas intenções, incluindo o uso de explosivos e armas afiadas no ataque. Durante a operação policial, foram encontradas substâncias químicas na residência do jovem, em Ternitz. Sua detenção ocorreu após a descoberta de “atividades preparatórias” para um atentado.

Os agentes de segurança também informaram que os dois suspeitos se radicalizaram online, com o jovem de 19 anos tendo jurado lealdade ao Estado Islâmico no início de julho.

Veja também