PRF prende líder de organização criminosa que extorquia vítimas de furto de veículos
A ação aconteceu na noite desta quarta-feira (7), e faz parte do desdobramento da operação “Fake Recovery”
Na noite desta quarta-feira (7), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu um indivíduo suspeito de liderar uma organização criminosa responsável por extorquir vítimas de furto e roubo de veículos de carga. A ação, realizada em Caldas Novas (GO), é um desdobramento da operação “Fake Recovery”, iniciada em janeiro de 2024.
O detido, que se fazia passar por agente de segurança pública, é acusado de comandar um grupo que operava nacionalmente, com foco em Goiás e em outros estados, incluindo São Paulo. A investigação revelou que o grupo utilizava informações sobre roubos recentes para entrar em contato com as vítimas, afirmando ter recuperado os bens roubados.
Sem seguro, muitas vítimas eram pressionadas a pagar grandes quantias para recuperar seus veículos e cargas, sofrendo assim um segundo prejuízo. Os criminosos exploravam a vulnerabilidade emocional das vítimas durante as ligações para forçá-las a pagar.
A PRF, em parceria com a Polícia Civil de Goiás, continua os trabalhos para desmantelar completamente a organização e identificar todos os seus membros.