Apresentações artísticas e ações de formação
Programação do FOCCA 2024 é gratuita e segue até 30 de setembro, em Goiânia, Trindade e Aparecida de Goiânia
Com o objetivo de levar uma programação diversificada, com apresentações artísticas, ações de formação gratuitas e atividades com acessibilidade em Libras, a partir desta quinta-feira (15), até o dia 30 de setembro, as cidades de Goiânia, Trindade (Quilombo Vó Rita) e Aparecida de Goiânia recebe atrações do FOCCA 2024 – Cartografias de Políticas Afirmativas e Danças da Indignação.
A programação reúne uma residência artística com educadores, terapeutas e ativistas, para a realização de criações artísticas e troca de saberes. Também acontecerá ações de formação abertas ao público goiano, com inscrição via formulário disponível no Instagram oficial do evento e no local de realização.
O projeto conta com apoio da Lei Federal Paulo Gustavo, operacionalizada pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult Goiás), e traz uma programação diversificada, com nomes de destaque da área artística, como a paulista Gal Martins, mestre Pedro Peu e pesquisadores da dança e da performance goiana e de outros estados brasileiros.
O FOCCA será desenvolvido em três momentos: Residência Convivial; Confluências e Afluências; Fluxos: Águas e Poéticas Afirmativas e Transbordamentos: Poética e Política Trans Desaguando Performances. As etapas compreendem um percurso formativo interligado, com residência convivial, rodas de conversa, palestras, intervenções urbanas, performances, trocas de saberes, oficinas e cursos.
As ações acontecerão em seis locais em Goiânia: Núcleo Takinahaky de Educação Intercultural da Universidade Federal de Goiás (UFG), a FETEG, a Faculdade de Licenciatura em Dança (UFG), Centro Educacional Bilíngue Escola para Surdos, o Ribeirão João Leite e no consagrado evento que reúne grandes expressões da cultura afrobrasileira em Goiânia o Batucagê. Já em Aparecida de Goiânia será realizado o curso de Licenciatura em Dança do IFG. No município de Trindade, a programação estará concentrada no local, na casa que será a Residência Convivial, bem como o trabalho em diferentes núcleos familiares e territoriais do Quilombo Vó Rita.
Além das ações, o Laboratório FOCCA oferecerá aulas gratuitas de dança na água, que serão ministradas nas piscinas da Faculdade de Educação Física e Dança da UFG. A participação é aberta a todos, especialmente para aqueles que são vulneráveis por marcadores sociais de raça, gênero, classe, etarismo e capacitismo. As inscrições serão feitas no local das aulas.
SERVIÇO
FOCCA 2024 – Cartografias de Políticas Afirmativas e Danças da Indignação
Quando: até 30 de setembro
Onde: Goiânia, Trindade e Aparecida de Goiânia
Entrada gratuita