Fase classificatória da Série C chega à reta final com seis vagas em jogo
A duas rodadas para o final da fase classificatória da Série C do Campeonato Brasileiro, seis vagas ainda estão em disputa: três para o G-8
A duas rodadas para o final da fase classificatória da Série C do Campeonato Brasileiro, seis vagas ainda estão em disputa: três para o G-8, que define os classificados para o quadrangular final, e três para o Z-4, a zona de rebaixamento. Atualmente, Botafogo-PB, Athletic, Ferroviária, São Bernardo e Volta Redonda garantiram suas vagas na fase final, enquanto o São José-RS rebaixou-se antecipadamente para a Série D.
Na disputa pelas últimas vagas no quadrangular, com cinco clubes já classificados, ainda restam três em aberto. A duas rodadas do fim da fase de grupos, oito times ainda têm chances de avançar. Atualmente, essa disputa vai do Remo, que ocupa a 9ª posição, até o Caxias, 16º colocado e fora da zona de rebaixamento. No momento, as últimas vagas do G-8 estão sendo ocupadas por Ypiranga-RS, Londrina e Figueirense.
Caso a fase classificatória terminasse hoje, os grupos do quadrangular seriam formados assim: no Grupo B, estariam Botafogo-PB, São Bernardo, Volta Redonda e Figueirense; e no Grupo C, Athletic, Ferroviária, Ypiranga-RS e Londrina. Os dois primeiros colocados de cada grupo garantem acesso à Série B do Brasileirão na próxima temporada.
Na luta contra o rebaixamento, apenas o São José-RS já teve sua queda confirmada. Restam três vagas no Z-4, atualmente ocupadas por Ferroviário, Aparecidense e Sampaio Corrêa. Cinco outros clubes ainda correm risco matemático de rebaixamento: Confiança, Floresta, ABC, CSA e Caxias.
A 18ª rodada da Série C, penúltima da fase de grupos, começará no sábado e terminará na próxima segunda-feira (19).