O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

segunda-feira, 20 de janeiro de 2025
PublicidadePublicidade
Condomínio do Tráfico

Operação ‘condomínio do tráfico’ já derrubou mais de 20 prédios

Mais de 20 prédios foram derrubados e tinham cerca de 133 apartamentos

Postado em 22 de agosto de 2024 por Yasmin Farias
Foto: Fábio Costa/SEOP.

Uma operação para derrubar 40 imóveis erguidos pelo tráfico de drogas, se iniciou na terça-feira (13) e até esta última quarta-feira (21), os agentes derrubaram mais de 20 prédios. A operação foi deflagrada por policiais Civil e Militar do RJ, a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop) e o Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ). O local da operação é no Complexo da Maré, localizado na Zona Norte do Rio. 

Dos mais de 20 prédios derrubados, tinham cerca de 133 apartamentos, e há uma estimativa que tenha entre 40 prédios no condomínio, de acordo com a Seop. Durante a operação aparelhos também acabaram apreendidos, como televisão, ar-condicionado, aparelhos eletrônicos, e entre outros. 

A prefeitura declarou que não apareceu nenhum dono dos aparelhos, e todos os itens acabaram sendo levados ao depósito municipal. Caso haja comprovação da compra, os itens podem voltar aos devidos ao dono. Devido a dificuldade de acessar algumas unidades, os prédios estão sendo demolidos a mão. 

Entenda o caso

O condomínio passou a ser especulação imobiliária para lavagem de dinheiro, e está sob influência da milícia. De acordo com o MPRJ, 90% dos imóveis estão desocupados e em fase de alvenaria. Não há autorização da prefeitura para os imóveis serem construídos, e não há nenhum técnico responsável pela obra. 

Através de investigações, o Comando Vermelho (CV) está lavando dinheiro do comércio das drogas nas construção de imóveis e empreendimentos no Parque União. O chefe da comunidade seria o traficante Jorge Luís Moura Barbosa, o Alvarenga. 

A operação também cumpre 23 mandados de intimação. A força-tarefa conta com agentes da Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE), do Comando de Operações Especiais da Polícia Militar (COE), da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core), da Seop e do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco/MPRJ). 

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também