O Hoje, O melhor conteúdo online e impresso - Skip to main content

sexta-feira, 23 de agosto de 2024
Literatura

14ª edição da Festa literária de Pirenópolis

Programação da FLIPIRI – Itinerante recebe imersão literária e visita de escritores

Postado em 23 de agosto de 2024 por Letícia Leite
Este ano o evento alcança 2616 alunos, da creche ao ensino fundamental I, envolvendo 18 escritores de obras literárias infantis e infanto-juvenis | Foto: Divulgação

Com o objetivo de alcançar todas as escolas municipais de Pirenópolis para fomentar a leitura e possibilitar a alunos e professores o encontro com os autores de livros distribuídos à rede de ensino, nos dias 27 e 28 de agosto acontece a itinerância da 14ª Festa Literária de Pirenópolis- Flipiri, no universo educacional com a temática ‘Livro, meu primeiro amor’.

Realizada pelo Instituto Casa de Autores e pela Prefeitura de Pirenópolis, este ano o evento alcança 2616 alunos, da creche ao ensino fundamental I, envolvendo 18 escritores de obras literárias infantis e infanto-juvenis.

“Acreditamos que ter o escritor ali com os alunos torna a dinâmica muito poderosa e inesquecível, uma vez que, para os pequenos, não é comum ter acesso aos guardiões, aos inventores, aos magos daquelas histórias que os fascinam tanto. Então, torna-se uma experiência fantástica, mas, ao mesmo tempo, real. Poder brincar e conversar com o autor, aproxima as crianças do universo da leitura e pode suscitar nelas, como já aconteceu, o desejo não apenas de continuar lendo, mas de escrever também”, afirma Iris Borges, idealizadora da Flipiri. 

Na programação da itinerância os alunos são envolvidos nas dinâmicas propostas pelos professores para melhor compreenderem as obras escolhidas. O evento oferece atividades complementares voltadas para a leitura, interpretação de texto, redação, trabalhos criativos e demais vivências literárias que aproximam as crianças e adolescentes dos livros. Professores e coordenadores também são valorizados na agenda, que dedica a eles oficinas e seminários. No final, as escolas recebem a visita dos autores em clima festivo. 

“É fundamental esse contato porque revigora a nossa literatura, o nosso texto e, sobretudo, a nossa vontade de continuar escrevendo, porque a resposta que essas crianças dão aos nossos textos é indescritível. Então, além de estar formando novos leitores, temos um retorno consciente e muito válido do que escrevemos”, considera Maurício Melo Júnior, presidente da Casa de Autores. 

Escritores, Maurício Melo Junior e Iris Borges também participarão, ativamente, das atividades, já que estão entre os autores dos mais de 90 títulos distribuídos entre as escolas. Ao todo, são 1096 exemplares. Nesta edição, também participam os autores Alexandre Lobão, Alexandre Parente, Álvaro Modernell, Ana Neila Torquato, Clara Arreguy, Débora Bianca, Elder Galvão, Eraldo Miranda, Hozana Costa, Jacqueline de Mattos, Liduína Bartholo, Márcia Lages, Raquel Gonçalves, Rose Costa, Taicy Ávila e Theognis Florentino. 

Para Renato Gomes, secretário de Educação de Pirenópolis, a Flipiri, com sua programação cultural e educacional, contribui significativamente no processo de ensino e aprendizagem, reforçando a prática de alfabetização nas unidades acadêmicas e o interesse pela leitura e escrita. “É um ambiente que possibilita a troca de ideias e a convivência em comunidade, com o incentivo à educação e à leitura não só entre os estudantes, mas entre os moradores de uma maneira geral”, enumera. Entre as consequências positivas, ele cita que, ao se tornar uma cidade amiga dos livros, Pirenópolis também enriqueceu seu patrimônio histórico e cultural. 

A Festa distribuiu mais de 15 mil na rede pública da cidade e realizou centenas de encontros entre autores, alunos e professores, contribuindo para o desenvolvimento de toda uma geração de cidadãos. 

“A Flipiri tem cumprido muito bem os seus objetivos, que é estimular o gosto pela leitura entre as crianças e jovens e colaborar para a formação de novos leitores. Por entender a importância dessa iniciativa é que o Governo de Goiás e a Seduc/GO, desde 2019, são parceiros e apoiadores desse evento, levando, inclusive, essa iniciativa para outros municípios. Como exemplo tivemos, em 2022, a Fliquiri (Festa Literária de Quirinópolis).  No mundo, onde o conhecimento é um diferencial, a leitura é uma das ferramentas mais poderosas que existem. Ler é um ato emancipatório, de independência. A leitura abre infinitas portas para quem quer conquistar os seus sonhos”, declara Fátima Gavioli, secretária de Estado da Educação de Goiás.

Veja também