Polícia desmonta esquema de venda de diplomas falsos em Anápolis
Dois mandados de busca e apreensão são cumpridos em investigação que aponta para um esquema de venda de diplomas de ensino médio, graduação e pós-graduação
A Polícia Civil de Goiás, através do Grupo Especial de Investigação Criminal de Anápolis – 3ª DRP, deflagrou na manhã desta terça-feira (27) a Operação Diploma Fake. A ação, que cumpriu dois mandados de busca e apreensão, tem como objetivo desmantelar um esquema de compra e venda de diplomas falsos na região.
As investigações apontavam para a existência de um grupo que oferecia diplomas de ensino médio, graduação e até pós-graduação para pessoas que nunca frequentaram os cursos. Segundo a polícia, os suspeitos atuavam de forma organizada, recebendo pedidos via aplicativos de mensagem e entregando os diplomas falsificados em poucos dias após o pagamento.
A Polícia Civil alerta para os riscos de adquirir diplomas falsos. Além de ser um crime, a utilização de documentos falsos poderá acarretar em diversas consequências, como a perda do emprego, a cassação de registro profissional e a impossibilidade de exercer determinadas atividades.
As investigações continuam para investigar pessoas e instituições de ensino emissoras dos certificados. A Polícia Civil não descarta a possibilidade de novas prisões.