Juan Izquierdo não resistiu e faleceu na noite da última terça-feira
Nos últimos dias, a família do jogador, incluindo seus pais, Nelson e Sandra, e sua esposa, Selena, que é mãe de uma filha de dois anos e meio e de um filho recém-nascido
O zagueiro Juan Manuel Izquierdo, do Nacional, faleceu em São Paulo na última terça-feira (27), após ser diagnosticado com morte encefálica decorrente de uma parada cardiorrespiratória provocada por arritmia cardíaca, o comunicado foi divulgado pelo Hospital Israelita Albert Einstein.
O atleta, de 27 anos, sofreu um mal súbito durante o segundo tempo do confronto contra o São Paulo, na última quinta-feira (22), no Morumbi. Apesar dos esforços médicos, Izquierdo não respondeu aos tratamentos e faleceu. A Força Aérea Uruguaia disponibilizou um avião para transportar o corpo de Izquierdo de volta ao Uruguai, onde ocorrerão os procedimentos de velório e sepultamento.
O incidente ocorreu aos 39 minutos da etapa final da partida, válida pelas oitavas de final da Conmebol Libertadores, quando o zagueiro desabou no campo. Inicialmente, os médicos diagnosticaram uma arritmia cardíaca. No sábado (24), o hospital relatou que Izquierdo sofreu uma parada cardíaca enquanto os paramédicos o transportavam do estádio para o hospital e precisaram reanimá-lo.
No domingo (25), os médicos informaram que novos exames apontaram uma “progressão do comprometimento cerebral” e “aumento da pressão intracraniana”. O jogador permaneceu sob intensivos cuidados neurológicos e dependente de ventilação mecânica. Na noite de segunda-feira, o boletim médico revelou que Izquierdo apresentava um “quadro neurológico crítico”.
Nos últimos dias, a família do jogador, incluindo seus pais, Nelson e Sandra, e sua esposa, Selena, que é mãe de uma filha de dois anos e meio e de um filho recém-nascido, chegou ao Brasil para acompanhar o tratamento. Além disso, eles foram acompanhados por membros da delegação do Nacional, juntamente com alguns jogadores do elenco. Ademais, nesta terça-feira (27), jogadores do São Paulo visitaram o hospital para prestar solidariedade. Em respeito à tragédia, o Campeonato Uruguaio foi temporariamente suspenso, e, por conseguinte, ainda não há previsão para a retomada das partidas.