O Hoje, O melhor conteúdo online e impresso - Skip to main content

quinta-feira, 29 de agosto de 2024
Fenômeno

Tufão atinge Japão e milhões de pessoas deixam suas casas

O fenômeno entrou pela ilha de Kyushu, no sul, e causou a morte de três pessoas

Postado em 29 de agosto de 2024 por Leticia Marielle
Tufão atinge Japão e milhões de pessoas deixam suas casas
Tufão atinge Japão e milhões de pessoas deixam suas casas. | Foto: Divulgação

Na madrugada de quinta-feira (29), um poderoso tufão chamado Shanshan atingiu o Japão, após o país se preparar para ele por duas semanas. O fenômeno entrou pela ilha de Kyushu, no sul, e causou a morte de três pessoas, conforme as autoridades locais informaram.

Milhões de residentes tiveram que evacuar suas casas devido à passagem do tufão. Na manhã de hoje, o Shanshan avançava em direção à província de Kagoshima, localizada na extremidade sul do Japão, conforme o departamento meteorológico japonês relatou.

Na véspera, o porta-voz do governo japonês, Yoshimasa Hayashi, alertou sobre a força extrema do Shanshan, prevendo ventos intensos, ondas altas e uma tempestade de magnitude inédita para muitos.Na cidade costeira de Miyazaki, foram registrados 26 feridos, alguns deles devido a um tornado, e 124 incidentes com danos em edifícios.

Em Gamori, um deslizamento de terra causado pelas tempestades matou três pessoas: um casal de aproximadamente 70 anos e seu filho. A agência de notícias local confirmou a tragédia. As autoridades relataram ventos de até 252 quilômetros por hora na área, e a agência meteorológica japonesa prevê que a chuva registrada possa atingir metade do total anual esperado para a região.

Veja também