STF dá ultimato ao Twitter: Rede social pode ser bloqueada hoje no Brasil
A possibilidade de bloqueio está gerando discussões entre os usuários e especialistas em direito digital, que se perguntam se Elon Musk
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), exigiu que o Twitter indique um representante no Brasil em um prazo de 24 horas. Se o Twitter, agora conhecido como X, não cumprir a ordem, a rede social será bloqueada no país hoje, dia 29, às 20h07 pelo horário de Brasília. A decisão faz parte das ações do STF para assegurar que as plataformas de redes sociais obedeçam às ordens judiciais.
Se o Twitter não nomear o representante, o bloqueio será imediato. A exigência traz à tona preocupações sobre a continuidade das operações da plataforma no Brasil e o cumprimento das decisões judiciais. Se Elon Musk indicar um representante, o STF pode prender o indicado se ele não cumprir todas as determinações. Isso parece ser um dos motivos para Musk hesitar em tomar essa decisão.
A possibilidade de bloqueio está gerando discussões entre os usuários e especialistas em direito digital, que se perguntam se Elon Musk cederá à pressão judicial brasileira ou arriscará o bloqueio da rede social no país. A medida pode impactar significativamente o uso do Twitter no Brasil e a forma como as grandes empresas de tecnologia respondem às regulamentações locais.