O Hoje, O melhor conteúdo online e impresso - Skip to main content

sexta-feira, 30 de agosto de 2024
Meningite

Menino morre com suspeita de meningite em Catalão

Em 2024 confirmaram 115 casos de meningite de diferentes origens, sendo 22 óbitos no estado de Goiás

Postado em 30 de agosto de 2024 por Leticia Marielle
Menino morre com suspeita de meningite em Catalão
Menino morre com suspeita de meningite em Catalão. | Foto: Divulgação

A Secretaria Municipal de Saúde de Catalão divulgou que, na madrugada de quarta-feira (28), um menino de 10 anos faleceu no Pronto Atendimento Infantil da cidade, com suspeita de meningite. Segundo a SMS de Catalão, os irmãos do garoto, de 8 e 12 anos, também foram hospitalizados com suspeita da mesma doença.

Além disso, a Secretaria informou que a família e os colegas de escola das crianças receberam tratamento preventivo contra a enfermidade. A causa exata do falecimento do menino ainda está sendo investigada, mas a meningite é a principal suspeita.

Casos de meningite

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) anunciou que, em 2024, confirmaram 115 casos de meningite de diferentes origens, sendo 22 óbitos no estado. Em comparação, em 2023 registraram 214 casos e 43 óbitos.

A SES-GO destaca que está acompanhando atentamente a ocorrência dos diferentes tipos de meningite, sejam virais ou bacterianos, que tendem a aumentar nesta época do ano devido às suas formas de transmissão. A secretaria aconselha a população a adotar medidas de precaução. Evitar locais com grande aglomeração e manter o cartão de vacinação em dia, são algumas das opções.

O que é Meningite?

A meningite é um processo inflamatório que atinge as meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. Agentes patológicos, como bactérias, vírus, fungos e parasitas, podem causar a doença. Entre esses agentes, as formas bacterianas e virais da doença preocupam especialmente a saúde pública devido à sua alta frequência e ao risco de surtos.

No Brasil, consideram a meningite uma doença endêmica, o que significa que esperam a ocorrência de casos regularmente ao longo do ano. A Secretaria de Estado da Saúde (SES) alerta que a vacinação continua a ser uma ferramenta crucial na prevenção de formas graves da doença e na redução de mortes.

Veja também