Reunião de Lula e Anielle Franco vai definir futuro de Silvio Almeida
Ministro Silvio Almeida está sendo acusado de assédio sexual contra várias mulheres
Reunião de Lula e Anielle Franco vai definir futuro de Silvio Almeida. O presidente Lula deve se reunir nas próximas horas com a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, para discutir o futuro do ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida, no governo federal. A conversa terá como pauta as denúncias de supostos episódios de assédio sexual que envolvem Almeida. Além disso, as acusações foram reveladas pela coluna de Guilherme Amado, no Metrópoles, e apontam outras mulheres como possíveis vítimas. O movimento Me Too, que acolhe denúncias de violência sexual, confirmou as acusações, mas afirmou que não pode revelar os nomes das denunciantes sem o consentimento delas.
Anielle Franco, procurada pela reportagem, preferiu não comentar o caso. Por outro lado, Silvio Almeida emitiu uma nota oficial. Nela, o ministro repudiou as denúncias e negou os supostos assédios. A princípio, outros integrantes do governo Lula já tinham conhecimento das acusações. Ministros e auxiliares diretos do presidente confirmaram que relatos sobre o comportamento de Almeida circulavam há meses.
Reunião de Lula e Anielle Franco vai definir futuro de Silvio Almeida. Além disso, o caso já chegou à Controladoria-Geral da União (CGU), que é o órgão responsável por tratar de denúncias de assédio moral e sexual no serviço público federal. Sendo assim, a CGU poderá investigar as acusações formalmente. Por fim, o desfecho do caso depende da reunião entre Lula e Anielle, que selará o futuro de Silvio Almeida no governo.