O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

quarta-feira, 9 de outubro de 2024
Ajuda Partidária

Lula pode não ter somado ao projeto de Adriana Accorsi

Presidente volta à cidade 14 anos após última visita em meio a processo eleitoral, sem encontro público com aliada petista Adriana Accorsi

Postado em 7 de setembro de 2024 por Yago Sales
Presidente volta à cidade 14 anos após última visita em meio a processo eleitoral, sem encontro público com aliada petista Adriana Accorsi | Foto: Ricardo Stuckert/ PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva visitou Goiânia nesta sexta-feira (6) para a inauguração oficial do BRT Norte-Sul, um dos maiores projetos de mobilidade urbana da capital goiana. A cerimônia de inauguração contou com a presença de autoridades políticas, incluindo o governador de Goiás em exercício, Daniel Vilela (MDB), o senador Jorge Kajuru (PSB), o prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, e parlamentares da bancada federal do estado. 

O presidente da Alego, Bruno Peixoto e o deputado federal Rubens Otoni (PT) também posaram para fotografias. Secretário de Governo da Prefeitura de Goiânia, Jovair Arantes representou o prefeito Rogério na solenidade de inauguração do BRT Norte-Sul, com a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do ministro das Cidades, Jader Filho. Rogério, candidato à reeleição, não pode participar de eventos. 

Assim também ocorreu com a candidata de Lula da Silva em Goiânia, a deputada federal Adriana Accorsi, que não pode participar. Ela recebeu Lula, de forma discreta, no aeroporto Santa Genoveva. Ali, na pista, outro a encontrar-se com Lula foi o candidato da esquerda em Aparecida, Willian Panda, do PSB, sigla de Kajuru. 

O secretário Jovair ressaltou que foi o atual prefeito quem fez a maior parte da obra, aproximadamente 60%, iniciada em 2015 por Paulo Garcia. Segundo o secretário, o prefeito Rogério fez questão de continuar e concluir em sua gestão a obra do BRT. “A tarefa de casa passada para o prefeito Rogério ele cumpriu, esperamos que a população em breve vai receber mais mil ônibus novos que vão substituir os demais que rodam atualmente”, anunciou ele.

O novo modal tem previsão de realizar 1,2 milhão de viagens por mês e está em operação desde o último sábado (31/8), após receber investimentos de cerca de R$ 320 milhões no corredor, que possui 29,6 km de extensão, cinco linhas exclusivas e 121 continuadas, ligando o Terminal Recanto do Bosque, na região Noroeste da capital, até Aparecida de Goiânia.

“Queria, em nome do prefeito Rogério, dar as boas-vindas a essa comitiva importante que vem de Brasília para inaugurar esse importante aparelho público que serve a toda a capital de Goiás”, disse Jovair ao presidente Lula e ao ministro. Jovair aproveitou para relembrar dos vários impasses enfrentados pela obra, que foi iniciada na gestão de Paulo Garcia, em 2015, e foi paralisada por diversas vezes.

O presidente Lula explicou que veio a Goiânia em visita totalmente institucional e não para atos políticos. “Não estou aqui numa visita partidária. Estou numa visita institucional, de presidente da República, e eu tenho que tratar com muito respeito a todos.” 

Em entrevista à Rádio Difusora, no entanto, Lula puxou sardinha à sua candidata. “Eu acho que a Adriana é uma pessoa que merece ser levada em conta pelo povo de Goiás e de Goiânia”, começou Lula. “Porque é uma menina bem preparada, além do que ela tem um histórico do pai, porque eu participei aqui da história de Accorsi. O nosso governador [Daniel Vilela, que estava ali perto] deveria ser um menino, com 5 ou 6 anos de idade”, relembrou Lula durante entrevista à Rádio Difusora de Goiânia.

O ministro das Cidades, Jader Filho, falou da modernidade do novo transporte público no BRT, que possuiu 60 ônibus com ar-condicionado e Wi-Fi, sendo dez elétricos, e também do quanto os usuários vão ganhar com a rapidez, já que eles trafegam por vias exclusivas. “Estamos inaugurando o BRT de Goiânia, que vai impactar diretamente 1,5 milhão de pessoas diariamente. O tempo que as famílias vão ter de redução no transporte coletivo pode chegar a 40%”, disse ele.

Veja também