Supertufão Yagi provoca devastação no Vietnã
O Yagi atingiu a costa norte do Vietnã no sábado (7) com ventos superiores a 149 km/h, provocando grandes inundações em vários bairros
O supertufão Yagi causou severos danos no Vietnã, destruindo telhados de edifícios, afundando barcos e provocando deslizamentos de terra, elevando para nove o número de mortes no país neste domingo (8). O tufão, o mais poderoso a se formar na Ásia este ano, já havia devastado várias regiões da China e das Filipinas antes de atingir o Vietnã.
De acordo com a imprensa local, quatro membros de uma mesma família morreram na madrugada de hoje devido a um deslizamento de terra na província de Hoa Binh, no norte do Vietnã. A encosta cedeu após intensas chuvas provocadas pelo tufão, enterrando a casa onde a família se encontrava. O dono da casa, de 51 anos, conseguiu escapar, mas a esposa, a filha e dois netos foram soterrados e os encontraram mortos pouco depois.
O tufão causou a morte de outras quatro pessoas no desabamento de telhados, conforme relataram as autoridades de gestão de desastres. Em Hai Duong, um homem morreu na sexta-feira (6) quando uma árvore caiu devido aos ventos fortes associados ao tufão.
O Yagi atingiu a costa norte do Vietnã no sábado (7) com ventos superiores a 149 km/h, provocando grandes inundações em vários bairros. A cidade enfrenta problemas com eletricidade cortada e danos em linhas e postes.
Supertufão Yagi
Antes de chegar ao Vietnã, o supertufão Yagi cruzou o sul da China e as Filipinas, onde matou pelo menos 24 pessoas e feriu dezenas. O fenômeno destacou a crescente intensidade e durabilidade dos tufões na região. Esse é o reflexo das mudanças climáticas que estão fazendo com que essas tempestades se formem mais perto da costa, se intensifiquem mais rapidamente e permaneçam mais tempo sobre a terra.
As autoridades locais e equipes de resgate continuam trabalhando para lidar com os danos e auxiliar os afetados pela tempestade. Neste domingo (8), rebaixaram o tufão Yagi à condição de tempestade tropical. As previsões meteorológicas indicam que a situação pode continuar a evoluir conforme o sistema climático se desloca pela região.