O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

terça-feira, 15 de outubro de 2024
Golpe do Novo Número

Golpista se passa por advogado de Goiânia é confrontado pela vítima e diz: “Trabalha aí para defender nois”

“Ao ser confrontado pela vítima, o criminoso não apenas admitiu o crime como também proferiu ameaças debochadas, como: ‘Trabalha aí para defender nois’, ‘Nossa que medo’ e ‘Vem atrás aí’

Postado em 9 de setembro de 2024 por Rauena Zerra
Mensagem enviada pelo golpista ao advogado I Foto: Arquivo Pessoal/ Marcos Gonczarowska

Na tarde da  última quinta-feira (5), Marcos Gonczarowska, advogado criminalista em Goiânia, estava trabalhando quando sua mãe o procurou, alarmada com mensagens de um número desconhecido solicitando dinheiro em seu nome. Intrigado, Marcos decidiu confrontar o golpista. “Ao ser confrontado, o criminoso não apenas admitiu o crime como também proferiu ameaças debochadas, como: ‘Trabalha aí para defender nois’, ‘Nossa que medo’ e ‘Vem atrás aí’.

Veja imagens

O advogado relatou à em entrevista exclusiva nossa reportagem como o golpista agiu. Após criar um perfil falso em um aplicativo de mensagens, o criminoso entrou em contato com a mãe de Gonczarowska, se passando por ele. Utilizando a foto e o nome do advogado, o estelionatário alegou que estava utilizando um novo número profissional e solicitou que a vítima salvasse o contato. Em seguida, pediu ajuda financeira, alegando problemas com um aplicativo.

Diante da suspeita da mãe, Marcos decidiu confrontar o golpista diretamente. Ao ser questionado, o criminoso não apenas admitiu o crime como também proferiu ameaças e xingamentos ao advogado. “Trabalha aí para defender nois”, ironizou o golpista.

“Infelizmente, ninguém está imune a esse tipo de crime. É importante que as pessoas fiquem atentas e desconfiem de mensagens que solicitam dinheiro, mesmo que sejam de conhecidos. Ao receber uma mensagem suspeita, o ideal é entrar em contato com a pessoa por outro meio de comunicação para confirmar a identidade”, alerta Gonczarowska.

O golpe, conhecido como “Golpe do Novo Número”, é cada vez mais comum. O criminoso utiliza a foto e o nome da vítima para entrar em contato com amigos e familiares, pedindo dinheiro emprestado sob diversas desculpas. A facilidade de criar perfis falsos em aplicativos de mensagens e a boa fé das pessoas são os principais aliados dos golpistas.

 

Veja também