quinta-feira, 6 de agosto de 2026
NOVA MINISTRA

Lula nomeia Macaé Evaristo como nova ministra dos Direitos Humanos

Prima de Conceição Evaristo, Macaé tem longa trajetória na defesa dos direitos humanos e da educação

Vinicius Limapor Vinicius Lima em
Macaé
Ex-secretária de Educação em Minas Gerais, Macaé substituirá Silvio Almeida após denúncias de assédio | Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) escolheu Macaé Evaristo como a nova ministra dos Direitos Humanos e Cidadania. Ela vai substituir Silvio Almeida, que foi demitido após denúncias de assédio sexual. Almeida nega as acusações.

Macaé, deputada estadual pelo PT em Minas Gerais, é prima da escritora Conceição Evaristo e tem uma longa trajetória na defesa dos direitos humanos e da educação. Ela foi a primeira mulher negra a ser secretária de Educação em Belo Horizonte e no estado de Minas Gerais. A posse de Macaé deve ocorrer na próxima semana.

Ao comentar o convite, Macaé destacou que foi um “convite muito afetivo” do presidente Lula, que conhece sua trajetória de luta pelos direitos humanos e contra o racismo. O nome dela já estava entre os favoritos de Lula para o cargo.

Após o anúncio, a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, elogiou a nova ministra. Ressaltando que ela é uma mulher negra com uma história de lutas na educação e nos direitos humanos. Especialmente em relação às crianças e adolescentes.

Além de Macaé, Lula também considerou outras duas mulheres negras para o cargo: Nilma Gomes, ex-ministra da Igualdade Racial, e Benedita da Silva, deputada federal e ex-governadora do Rio de Janeiro.

Macaé Evaristo é professora desde os 19 anos e tem formação em Serviço Social. Ela eleita deputada estadual em 2022, com mais de 50 mil votos, e já ocupou o cargo de vereadora em Belo Horizonte. No governo Dilma Rousseff, Macaé atuou no Ministério da Educação. Coordenando projetos como a implantação de cotas para estudantes de escolas públicas, negros e indígenas no ensino superior.

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:

Veja também

Críticas ao governo, defesa do agro e escolha de mulher para vice colocam Daniel Vilela em xeque

ELEIÇÕES 2026

Críticas ao governo, defesa do agro e escolha de mulher para vice colocam Daniel Vilela em xeque

Marconi lança Jacqueline Zaiden e coloca Daniel Vilela na defensiva com discurso voltado ao agro
Marco Buzzi

JUSTIÇA

STJ aplica perda do cargo a ministro Marco Buzzi por assédio sexual

Por maioria absoluta, Corte aplicou a nova pena máxima prevista para magistrados por violações di...
Lula e Alcolumbre discutem adiar votação do fim da escala 6×1 para após as eleições

Diálogo

Lula e Alcolumbre discutem adiar votação do fim da escala 6×1 para após as eleições

Governo avalia que calendário eleitoral dificulta avanço da proposta e mantém negociações sobre...
Arruda confirma Luiz Pitiman como candidato a vice ao GDF pelo PSD

POLÍTICA

Arruda confirma Luiz Pitiman como candidato a vice ao GDF pelo PSD

Ex-deputado federal e ex-presidente da Novacap foi anunciado como companheiro de chapa na disputa pe...
lula

Eleições 2026

Lula terá maior tempo de propaganda eleitoral no rádio e na TV

Com ampla aliança partidária, petista lidera distribuição do horário gratuito; Flávio Bolsonar...
Justiça aumenta penas de Ronnie Lessa e Élcio Queiroz

Caso Marielle

Justiça aumenta penas de Ronnie Lessa e Élcio Queiroz

Condenados pelos assassinatos de Marielle Franco e Anderson Gomes terão de cumprir penas mais longa...
Marconi anuncia Jacqueline Zaiden como vice e centraliza discurso em defesa do agro

ELEIÇÕES 2026

Marconi anuncia Jacqueline Zaiden como vice e centraliza discurso em defesa do agro

Marconi concentrou a coletiva de imprensa na defesa do agronegócio, fez críticas à gestão estadu...
Igreja dá sobrevida a Daniel, mas 4 ao Senado vitimam Gracinha

OPINIÃO

Igreja dá sobrevida a Daniel, mas 4 ao Senado vitimam Gracinha

Como foi decidida a mudança de última hora que tirou da vice o primo de Caiado e colocou um pastor...