sexta-feira, 18 de setembro de 2026
NOVA MINISTRA

Lula nomeia Macaé Evaristo como nova ministra dos Direitos Humanos

Prima de Conceição Evaristo, Macaé tem longa trajetória na defesa dos direitos humanos e da educação

Vinicius Limapor em
Macaé
Ex-secretária de Educação em Minas Gerais, Macaé substituirá Silvio Almeida após denúncias de assédio | Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) escolheu Macaé Evaristo como a nova ministra dos Direitos Humanos e Cidadania. Ela vai substituir Silvio Almeida, que foi demitido após denúncias de assédio sexual. Almeida nega as acusações.

Macaé, deputada estadual pelo PT em Minas Gerais, é prima da escritora Conceição Evaristo e tem uma longa trajetória na defesa dos direitos humanos e da educação. Ela foi a primeira mulher negra a ser secretária de Educação em Belo Horizonte e no estado de Minas Gerais. A posse de Macaé deve ocorrer na próxima semana.

Ao comentar o convite, Macaé destacou que foi um “convite muito afetivo” do presidente Lula, que conhece sua trajetória de luta pelos direitos humanos e contra o racismo. O nome dela já estava entre os favoritos de Lula para o cargo.

Após o anúncio, a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, elogiou a nova ministra. Ressaltando que ela é uma mulher negra com uma história de lutas na educação e nos direitos humanos. Especialmente em relação às crianças e adolescentes.

Além de Macaé, Lula também considerou outras duas mulheres negras para o cargo: Nilma Gomes, ex-ministra da Igualdade Racial, e Benedita da Silva, deputada federal e ex-governadora do Rio de Janeiro.

Macaé Evaristo é professora desde os 19 anos e tem formação em Serviço Social. Ela eleita deputada estadual em 2022, com mais de 50 mil votos, e já ocupou o cargo de vereadora em Belo Horizonte. No governo Dilma Rousseff, Macaé atuou no Ministério da Educação. Coordenando projetos como a implantação de cotas para estudantes de escolas públicas, negros e indígenas no ensino superior.

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:

Veja também

Mendonça rejeita ação contra reajuste do Bolsa Família

BOLSA FAMÍLIA

Mendonça rejeita ação contra reajuste do Bolsa Família

Ministro extinguiu processo por questão processual e não analisou se aumento de 15,04% poderia ser...
Mensagens apontam atuação de ex-cunhado de Gilmar Mendes em negócios de Vorcaro

Contrato

Mensagens apontam atuação de ex-cunhado de Gilmar Mendes em negócios de Vorcaro

Mensagens apreendidas pela PF apontam contrato de R$ 500 mil mensais e conversas sobre MEC e cursos ...
Marconi acusa Daniel de “narrativa fake” e diz que governo apenas mudou nomes de obras: “Chega de tanta mentira”

ELEIÇÕES 2026

Marconi acusa Daniel de “narrativa fake” e diz que governo apenas mudou nomes de obras: “Chega de tanta mentira”

Marconi afirma que atual gestão apenas mudou nomes de obras e programas criados em governos anterio...
Saúde concentra ataques de candidatos a Daniel Vilela em debate

Eleições 2026

Saúde concentra ataques de candidatos a Daniel Vilela em debate

Marconi e Wilder exploraram gargalos da área, enquanto governador e o tucano voltaram a trocar acus...
Lula promete distribuir canetas emagrecedoras de graça pelo SUS

Pacientes obesos

Lula promete distribuir canetas emagrecedoras de graça pelo SUS

Canetas emagrecedoras podem ser oferecidas pelo SUS, anuncia Lula
Bia Kicis

Momento Político

Bia Kicis reforça oposição a Lula na disputa pelo Senado no DF

Candidata ao Senado pelo PL do Distrito Federal afirma que eleição de outubro será oportunidade p...
Dino manda PF investigar operações do Banco Master com cemitérios de SP

Investigação

Dino manda PF investigar operações do Banco Master com cemitérios de SP

Ministro determina apuração de indícios de crimes em operações de R$ 78 milhões e impede PF de...
delúbio soares

ELEIÇÕES 2026

Delúbio Soares diz acreditar em vitória de Lula no 1º turno

Durante agenda em Goiânia, Delúbio Soares afirmou acreditar na vitória de Lula no 1º turno e des...