domingo, 8 de novembro de 2026
Palco da final

Veja os estádios que podem sediar a final da Libertadores

Os três estádios ficam na província de Buenos Aires e a Conmebol já tem a sua escolha favorita

Davih Lacerdapor em
Libertadores
Pela primeira vez, a final única será disputada em solo argentino | Foto: Divulgação/CARV

Nesta segunda-feira (9), a Associação de Futebol Argentino (AFA) e a Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) selecionaram três estádios que podem sediar a final da Libertadores de 2024, marcada para o dia 30 de novembro. Anteriormente, a Conmebol já havia anunciado que a decisão do torneio seria em Buenos Aires, capital da Argentina.

Na final do ano passado, entre Fluminense e Boca Juniors, disputada no Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro, onde o Tricolor Carioca levou a melhor, a segurança foi um dos principais problemas na cidade, durante a semana que antecedeu a decisão.

O Governo Argentino destacou por meio de um Boletim Oficial, a importância da criação de um plano de segurança: “É necessário implementar um comando unificado, com o objetivo de assegurar condições de segurança adequadas para a final da Libertadores de 2024.”

Veja a seguir os estádios que podem sediar a grande final da Libertadores:

Estádio Monumental de Núñez

estádios
O estádio também é a casa da Seleção Argentina de Futebol | Foto: Divulgação/CARV

Casa do tetracampeão da Libertadores, River Plate, o Estádio Monumental de Nuñez é o mais icônico da Argentina, pois já sediou a final da Copa do Mundo de 1978, na ocasião, os argentinos venceram a Holanda por 3 a 1 e sagraram-se campeões do mundo pela primeira vez na história.

Além disso, a casa dos “Millonarios” recebeu três finais de Libertadores, e em todas o River Plate saiu com o título. Recentemente, o estádio passou por uma ampliação e a capacidade aumentou de pouco mais de 60 mil para 85 mil lugares, tornando-se o maior estádio da América do Sul.

Leia também: Veja o top 5 das contratações mais impactantes do futebol brasileiro

Estádio Libertadores de América – Ricardo Bochini

estádios
O estádio é um dos mais antigos de toda América do Sul | Foto: Divulgação/CAI

O Independiente é o dono do estádio que não recebe esse nome à toa, afinal, os “Rojos” são os maiores campeões da história da Libertadores, com sete conquistas. Entre 2007 e 2009, o estádio passou por uma profunda reforma, que fez com que sua capacidade chegasse a 42 mil lugares.

O estádio fica em Avellaneda, uma cidade nos arredores de Buenos Aires. Em 2021, o “Rey de Copas” decidiu homenagear o maior ídolo da história do clube, Ricardo Bochini. Sendo assim, o estádio foi renomeado para Estádio Libertadores de América – Ricardo Enrique Bochini.

Estádio Único Ciudad de La Plata – Diego Maradona

estádios
Em 2020, o estádio passou a se chamar Diego Maradona | Foto: Secretária de Buenos Aires

Inaugurado em 2003, o Estádio Único Diego Maradona é o mais moderno da Argentina e está localizado em La Plata, cidade próxima a Buenos Aires. O local tem uma capacidade para 53 mil torcedores, e por 12 anos, de 2007 a 2019, serviu como casa temporária para o Estudiantes, enquanto o estádio próprio da equipe passava por reformas.

Durante esse período, o estádio sediou o jogo de ida da final da Libertadores de 2009, no qual o Estudiantes saiu vencedor. Ademais, o Gimnasia y Esgrima, outro clube de La Plata, também utiliza o estádio esporadicamente. Atualmente, partidas de futebol são realizadas com pouca frequência no local.

Local favorito

De acordo com informações, o Monumental de Núñez é no momento, o favorito da Conmebol para receber a final. No entanto, essa escolha depende da classificação do River Plate para a decisão. A entidade teme que por ser muito grande, o estádio possa parecer vazio se equipes de fora da Argentina disputarem a final.

Atualmente, a competição está nas quartas de final, que começarão no dia 17 de setembro com o jogo entre Colo-Colo e River Plate. Cinco equipes brasileiras ainda estão na disputa: Fluminense, Atlético-MG, São Paulo, Botafogo e Flamengo.

Relembre os estádios que já sediaram as finais de Libertadores em jogo único:

  • 2023: Fluminense 2 x 1 Boca Juniors – Estádio do Maracanã, Rio de Janeiro, Brasil
  • 2022: Flamengo 1 x 0 Athletico-PR – Estádio Monumental, Guayaquil, Equador
  • 2021: Palmeiras 2 x 1 Flamengo – Estádio Centenário, Montevidéu, Uruguai
  • 2020: Palmeiras 1 x 0 Santos – Estádio do Maracanã, Rio de Janeiro, Brasil
  • 2019: Flamengo 2 x 1 River Plate – Estádio Monumental, Lima, Peru

Leia também: Memphis Depay já pode estrear pelo Corinthians

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:
Argentina Conmebol estádio final libertadores estádio libertadores de américa estádio monumental de núñez estádio único ciudad de la plata Final Libertadores sede final Segurança

Veja também

Goiás e Atlético-GO jogam pela Série B neste domingo (08); confira a programação e onde assistir

Futebol Brasileiro

Goiás e Atlético-GO jogam pela Série B neste domingo (08); confira a programação e onde assistir

Atlético-GO enfrenta o Athletic-MG, enquanto o Goiás recebe a Ponte Preta pela penúltima rodada d...
Vila Nova vence Criciúma e segue na briga pelo acesso à Série A

Futebol Brasileiro

Vila Nova vence Criciúma e segue na briga pelo acesso à Série A

Resultado mantém o time goiano na terceira colocação, com dois pontos a menos que o Juventude, an...
santiago peña

CRISE POLÍTICA E FINANCEIRA

Santiago Peña é acusado de beneficiar banco e segue preso no Paraguai

Investigação aponta possível favorecimento ao Ueno Bank por meio de decisões envolvendo recursos...
bortoleto

GP DO BRASIL

Bortoleto bate em Interlagos, cai no Q1 e perde chance de disputar o top 10

Brasileiro perdeu o controle da Audi em pista molhada durante a classificação deste sábado (7), e...
Espanha

Antes das eleições

Espanha terá greve geral por salários e acesso à moradia em 11 de novembro

Mobilização terá apoio das principais centrais sindicais do país e será a primeira em 14 anos a...
Pedro Alliana

Crise no Paraguai

Pedro Alliana assume Presidência do Paraguai após impeachment de Santiago Peña

Senado aprovou a destituição de Peña por 44 votos, em meio às investigações sobre o Banco Ueno
Série B tem duelo importante do Vila Nova e mais confrontos neste sábado (07); veja horários e onde assistir

Futebol Brasileiro

Série B tem duelo importante do Vila Nova e mais confrontos neste sábado (07); veja horários e onde assistir

Penúltima rodada do campeonato movimenta a disputa pelas primeiras posições; Novorizontino, Juven...
Hugo Calderano e Bruna Takahashi são eliminados nas oitavas do WTT Frankfurt

Fim da linha

Hugo Calderano e Bruna Takahashi são eliminados nas oitavas do WTT Frankfurt

Brasileiros foram superados nesta sexta-feira (6) pela chinesa Chen Xingtong e pelo alemão Wim Verd...