Conmebol e AFA definem os estádios que podem sediar a final da Libertadores
Os três estádios ficam na província de Buenos Aires e a Conmebol já tem a sua escolha favorita
Nesta segunda-feira (9), a Associação de Futebol Argentino (AFA) e a Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) selecionaram três estádios que podem sediar a final da Libertadores de 2024, marcada para o dia 30 de novembro. Anteriormente, a Conmebol já havia anunciado que a decisão do torneio seria em Buenos Aires, capital da Argentina.
Na final do ano passado, entre Fluminense e Boca Juniors, disputada no Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro, onde o Tricolor Carioca levou a melhor, a segurança foi um dos principais problemas na cidade, durante a semana que antecedeu a decisão.
O Governo Argentino destacou por meio de um Boletim Oficial, a importância da criação de um plano de segurança: “É necessário implementar um comando unificado, com o objetivo de assegurar condições de segurança adequadas para a final da Libertadores de 2024.”
Veja a seguir os estádios que podem sediar a grande final da Libertadores:
Estádio Monumental de Nuñez
Casa do tetracampeão da Libertadores, River Plate, o Estádio Monumental de Nuñez é o mais icônico da Argentina, pois já sediou a final da Copa do Mundo de 1978, na ocasião, os argentinos venceram a Holanda por 3 a 1 e sagraram-se campeões do mundo pela primeira vez na história.
Além disso, a casa dos “Millonarios” recebeu três finais de Libertadores, e em todas o River Plate saiu com o título. Recentemente, o estádio passou por uma ampliação e a capacidade aumentou de pouco mais de 60 mil para 85 mil lugares, tornando-se o maior estádio da América do Sul.
Estádio Libertadores de América – Ricardo Bochini
O Independiente é o dono do estádio que não recebe esse nome à toa, afinal, os “Rojos” são os maiores campeões da história da Libertadores, com sete conquistas. Entre 2007 e 2009, o estádio passou por uma profunda reforma, que fez com que sua capacidade chegasse a 42 mil lugares.
O estádio fica em Avellaneda, uma cidade nos arredores de Buenos Aires. Em 2021, o “Rey de Copas” decidiu homenagear o maior ídolo da história do clube, Ricardo Bochini. Sendo assim, o estádio foi renomeado para Estádio Libertadores de América – Ricardo Enrique Bochini.
Estádio Único Ciudad de La Plata – Diego Maradona
Inaugurado em 2003, o Estádio Único Diego Maradona é o mais moderno da Argentina e está localizado em La Plata, cidade próxima a Buenos Aires. O local tem uma capacidade para 53 mil torcedores, e por 12 anos, de 2007 a 2019, serviu como casa temporária para o Estudiantes, enquanto o estádio próprio da equipe passava por reformas.
Durante esse período, o estádio sediou o jogo de ida da final da Libertadores de 2009, no qual o Estudiantes saiu vencedor. Ademais, o Gimnasia y Esgrima, outro clube de La Plata, também utiliza o estádio esporadicamente. Atualmente, partidas de futebol são realizadas com pouca frequência no local.
Local favorito
De acordo com informações, o Monumental de Núñez é no momento, o favorito da Conmebol para receber a final. No entanto, essa escolha depende da classificação do River Plate para a decisão. A entidade teme que por ser muito grande, o estádio possa parecer vazio se equipes de fora da Argentina disputarem a final.
Atualmente, a competição está nas quartas de final, que começarão no dia 17 de setembro com o jogo entre Colo-Colo e River Plate. Cinco equipes brasileiras ainda estão na disputa: Fluminense, Atlético-MG, São Paulo, Botafogo e Flamengo.
Relembre os estádios que já sediaram as finais de Libertadores em jogo único:
- 2023: Fluminense 2 x 1 Boca Juniors – Estádio do Maracanã, Rio de Janeiro, Brasil
- 2022: Flamengo 1 x 0 Athletico-PR – Estádio Monumental, Guayaquil, Equador
- 2021: Palmeiras 2 x 1 Flamengo – Estádio Centenário, Montevidéu, Uruguai
- 2020: Palmeiras 1 x 0 Santos – Estádio do Maracanã, Rio de Janeiro, Brasil
- 2019: Flamengo 2 x 1 River Plate – Estádio Monumental, Lima, Peru
Leia também: Memphis Depay já pode estrear pelo Corinthians