O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sexta-feira, 22 de novembro de 2024
PublicidadePublicidade
Segurança

Governo de SP será denunciado à ONU por alta na letalidade policial

Foram 301 mortes decorrentes de intervenções policiais entre janeiro e junho de 2024

Postado em 11 de setembro de 2024 por Otavio Augusto
Tarcísio e forças policiais. Foto: Divulgação

A Conectas Direitos Humanos vai denunciar o governo do estado de São Paulo, liderado por Tarcísio de Freitas, ao Conselho de Direitos Humanos da ONU. O Governo de SP será denunciado à ONU pela organização que vai apresentar a queixa na próxima sessão do Conselho, marcada para o dia 18 de setembro de 2024. Relatando o aumento no número de mortes causadas por policiais militares em serviço no estado durante o primeiro semestre deste ano.

A princípio, a Secretaria da Segurança Pública (SSP) registrou 301 mortes decorrentes de intervenções policiais entre janeiro e junho de 2024, contra 155 mortes no mesmo período de 2023, o que representa um aumento de 94%. A Conectas Direitos Humanos acusa o governo de São Paulo de intensificar a repressão estatal, que, segundo a entidade, afeta desproporcionalmente a população negra e de baixa renda.

A organização também pretende destacar o programa de câmeras corporais adotado pela Polícia Militar, que teria reduzido a letalidade policial no estado. No entanto, a Conectas alega que o governo estadual tenta encerrar esse programa, mesmo com os resultados positivos.

Em março, a mesma entidade já havia denunciado o governo de Tarcísio à ONU. Acusando-o de manter práticas de violência policial contra pessoas negras e pobres. O governador, na ocasião, negou as acusações e defendeu a atuação da Polícia Militar. Durante uma coletiva de imprensa, Tarcísio afirmou que não se preocupava com as críticas e que tinha “tranquilidade em relação ao que está sendo feito”.

Por fim, o governo paulista divulgou, na mesma época, uma nota em que reafirmou o compromisso das forças de segurança do estado com a legalidade. A gestão de Tarcísio garantiu que a Polícia Militar age dentro da lei, segue protocolos rigorosos e investiga qualquer desvio de conduta ou abuso policial.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também