Veja o top 5 das contratações mais impactantes do futebol brasileiro
A segunda janela de transferências do futebol brasileiro trouxe o retorno de ídolos e novidades internacionais
A segunda janela de transferências do futebol brasileiro foi bastante movimentada, com os clubes contratando vários jogadores renomados para disputar o restante desta edição do Campeonato Brasileiro. O período para contratações iniciou-se no dia 10 de julho e encerrou-se no dia 2 de setembro.
A princípio, os clubes ainda podem registrar novos atletas para o restante da temporada. No entanto, as equipes só podem contratar jogadores que estejam sem contrato vigente. Desde que o término do vínculo tenha sido registrado no BID da CBF até 2 de setembro, contudo, o prazo para registrar novos jogadores na competição termina em 20 de setembro.
Veja a seguir o top 5 das contratações mais impactantes do futebol brasileiro:
5. Martin Braithwaite
O dinamarquês de 33 anos acumula passagens pelo futebol francês, inglês e espanhol, onde atuou por Leganés, Barcelona e Espanyol. Além disso, pela Seleção da Dinamarca, Braithwaite jogou as Copas do Mundo de 2018 e 2022, e a Eurocopa de 2020.
O Grêmio anunciou o atacante como o novo reforço da equipe no dia 22 de julho, vindo a custo zero, e estreou pelo Tricolor Gaúcho na vitória por 3 a 1 contra o Cuiabá. Na partida, participou de todos os gols: fez um gol contra, mas marcou dois gols, e deu uma assistência. Até o momento, ele já acumula cinco jogos e três gols pelo Imortal.
4. Carlos Alcaraz
O meio-campista argentino, revelado pelo Racing, destacou-se pelo time de Avellaneda e em 2023, transferiu-se para o Southampton, da Inglaterra. Posteriormente, Alcaraz foi para a Juventus por empréstimo e retornou ao clube inglês em agosto deste ano.
O jogador de 21 anos é visto como uma grande promessa do futebol argentino, a ponto de Lionel Scaloni já ter o convocado para a seleção Albiceleste. O Flamengo anunciou a chegada do meia no dia 28 de agosto, pagando 18 milhões de euros pelo atleta, aproximadamente 110 milhões de reais, assim sendo, a contratação mais cara da história do Rubro-Negro carioca.
Leia também: Veja quem são os jogadores com os maiores salários do futebol brasileiro
3. Thiago Almada
Mais uma grande promessa do futebol argentino, Almada se destacou pelo Vélez Sarsfield, onde começou atuando como atacante e depois migrou para o meio de campo. Em 2022, o Atlanta United, dos Estados Unidos, contratou o atleta e após boas atuações, ele foi convocado para a Copa do Mundo daquele ano, fazendo parte do elenco da Seleção Argentina tricampeã mundial.
O Botafogo anunciou a contratação de Almada no dia 6 de julho. O jogador de 23 anos se tornou a contratação mais cara da história do futebol brasileiro, custando 25 milhões de dólares, aproximadamente 137 milhões de reais. Atualmente, o meia argentino é o único jogador campeão mundial atuando no Campeonato Brasileiro.
2. Thiago Silva
Considerado por muitos um dos melhores zagueiros do futebol mundial na última década, Thiago Silva retornou ao Fluminense após 16 anos. No futebol europeu, ele foi multicampeão por Milan, Paris Saint-Germain e Chelsea, onde conquistou a Liga dos Campeões de 2020-2021 e o Mundial de Clubes de 2021.
Na Seleção Brasileira, o zagueiro esteve presente em quatro Copas do Mundo (2010, 2014, 2018 e 2022), em quatro Copas América (2011, 2015, 2019 e 2021) e por fim, na Copa das Confederações de 2013. Com a camisa da Seleção, Thiago acumula 113 jogos e sete gols. No dia 7 de maio, o Fluminense anunciou o retorno do jogador de 39 anos, que veio ao Tricolor Carioca a custo zero.
1. Memphis Depay
Sem dúvidas, o holandês de 30 anos foi a contratação mais impactante de toda a janela do futebol brasileiro. Memphis estava livre no mercado e o Corinthians o anunciou no dia 9 de setembro, com um contrato de duas temporadas. O jogador chegou ao Brasil no dia 11 de setembro, sendo recebido com festa pela torcida alvinegra em São Paulo.
Revelado pelo PSV, da Holanda, Memphis teve passagens por outros grandes clubes europeus, como Manchester United, Lyon, Barcelona e Atlético de Madrid. Pela Seleção Holandesa, ele atuou nas Copas do Mundo de 2014 e 2022 e nas Eurocopas de 2020 e 2024. Além disso, o atacante é o segundo maior artilheiro da história da Laranja Mecânica, com 46 gols em 98 jogos.
Leia também: Veja os estádios que podem sediar a final da Libertadores