O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sábado, 19 de outubro de 2024
Automobilismo

Lando Norris recebe apoio da McLaren na reta final da Fórmula 1

No Mundial de Construtores, a disputa está mais acirrada, com a Red Bull apenas oito pontos à frente da McLaren

Postado em 13 de setembro de 2024 por Matheus Santana
No Mundial de Construtores, a disputa está mais acirrada, com a Red Bull apenas oito pontos à frente da McLaren | Foto: F1

A McLaren decidiu priorizar seu piloto britânico Lando Norris, atual segundo colocado no Mundial de Fórmula 1, atrás apenas de Max Verstappen, deixando o australiano Oscar Piastri em um papel de apoio. Piastri afirmou, nesta quinta-feira (12), que entende e apoia a decisão da equipe, mesmo que pessoalmente não goste das ordens.

“Admito que, egoisticamente, as ordens de equipe não são divertidas”, disse Piastri na véspera dos treinos livres do Grande Prêmio do Azerbaijão. “Mas estou ciente de que não se trata apenas de mim, e estou feliz em assumir esse papel coadjuvante neste ponto do campeonato.”

No último Grande Prêmio, realizado em Monza, Piastri causou surpresa ao ultrapassar Norris na primeira curva. Quando ambos os pilotos da McLaren largaram da primeira fila do grid. A manobra desestabilizou Norris, e o maior beneficiado acabou sendo Charles Leclerc, da Ferrari, que venceu a corrida.

“Talvez no início da temporada isso não fosse tão adequado, mas agora é o momento de ajudar a equipe a conquistar os dois campeonatos, o de pilotos e o de construtores”, disse Piastri, destacando o foco da McLaren nesta fase decisiva.

Em entrevista à BBC, o chefe da equipe McLaren, Andrea Stella, confirmou que a equipe dará suporte a Norris na reta final da temporada. Mas sem comprometer os princípios de igualdade. Ele destacou que a equipe sempre estará em primeiro lugar. Norris descartou a possibilidade de que a equipe obrigue Piastri a ceder uma vitória.Indicando que ele ainda pode competir de igual para igual com o australiano, mesmo com as prioridades ajustadas.

Campeonato

Até o momento, a McLaren havia permitido que seus dois pilotos competissem livremente, sem privilégios. No entanto, com o Grande Prêmio do Azerbaijão se aproximando – a 17ª corrida de um total de 24 – Norris está 62 pontos atrás de Verstappen. Enquanto Piastri tem uma diferença de 106 pontos em relação ao líder.

No Mundial de Construtores, a disputa está mais acirrada, com a Red Bull apenas oito pontos à frente da McLaren. A equipe britânica busca quebrar um jejum que dura desde 2008, quando venceu pela última vez o campeonato de equipes, impulsionada pelo primeiro título mundial de Lewis Hamilton.

Veja também