Anápolis pode se tornar 5º goiano a conquistar um título nacional
O Galo da Comarca pode se tornar a primeira equipe do interior campeã estadual e nacional
Neste domingo (16), o Anápolis fez história ao se classificar para a final da Série D do Campeonato Brasileiro. A vaga na decisão veio após vencer o Maringá na disputa de pênaltis, no Estádio Willie Davids, no interior do Paraná.
Após o empate persistir durante toda a eliminatória, a disputa foi para as penalidades, onde o Galo da Comarca converteu todas as cobranças e contou com uma defesa de Wellerson para eliminar a equipe paranaense.
A final
O Anápolis enfrentará o Retrô na grande final da Série D. A equipe pernambucana também avançou à final através das penalidades, eliminando o Itabaiana fora de casa. Uma curiosidade é que o Retrô venceu todos os jogos na fase de mata-mata por meio da disputa de pênaltis.
A partida de ida acontece no próximo final de semana, no Estádio Jonas Duarte, enquanto a partida de volta na Arena de Pernambuco. O Retrô recebe o jogo de volta por ter feito melhor campanha durante a competição. Ademais, os dois finalistas já receberam R$ 1,2 milhão em premiações por terem chegado à final.
Leia também: Anápolis bate Maringá nos pênaltis e avança para a final da Série D
As conquistas
Quatro times goianos já se sagraram campeões nacionais. Entre eles estão o Atlético-GO, Aparecidense, Goiás e Vila Nova. O Dragão tem quatro conquistas: o Torneio de Integração Nacional de 1971, as Séries C de 1990 e 2008 e a Série B de 2016.
O Camaleão conquistou a Série D de 2021, enquanto o Esmeraldino ficou com o título da Série B em duas ocasiões, em 1999 e 2012. Já o Tigrão se sagrou campeão da Série C em três oportunidades: 1996, 2015 e 2020.
Feito inédito
O Galo da Comarca buscará entrar para esta seleta lista de equipes goianas que já ficaram com algum título nacional. Além disso, o Anápolis pode se tornar a primeira equipe do interior a se sagrar campeã estadual e nacional.