O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

domingo, 13 de outubro de 2024
CALOR EXTREMO

Goiânia pode bater recorde de calor nesta semana

Temperatura pode chegar a 39°C na sexta-feira, superando a máxima registrada no início do mês.

Postado em 16 de setembro de 2024 por Vinicius Lima
calor
Baixa umidade do ar e sol forte aumentam a sensação térmica; chuva rápida não está totalmente descartada | Foto: Prefeitura de Goiânia

Goiânia enfrenta uma onda de calor nesta semana, com previsão de registrar a temperatura mais alta do ano. Segundo o Clima Tempo, a sexta-feira (20) pode alcançar os 39°C, superando o recorde anterior de 38°C, registrado no início do mês. A previsão também indica que a umidade do ar continuará baixa, aumentando a sensação térmica e tornando o clima ainda mais extremo.

Maria Clara Sassaki, especialista em meteorologia do Clima Tempo, explica que a posição geográfica de Goiânia impede a chegada de uma frente fria prevista para outras regiões do país, dessa forma permanece o calor. “A capital vai sentir apenas o efeito pré-frontal, que traz temperaturas elevadas antes da aproximação de uma frente fria. Os ventos do norte, que são mais quentes, ficam intensos e elevam as temperaturas”, detalha.

Para esta terça-feira (17), a previsão em Goiânia é de sol, com mínima de 22°C e máxima de 37°C. A umidade do ar está em 27%, o que coloca a cidade em estado de atenção. Durante a manhã, as temperaturas devem ficar em torno de 27°C, subindo para 36°C à tarde e caindo para 30°C à noite. Não há previsão de chuva, e o índice UV é extremo, chegando a 11.

A onda de calor também é percebida em outras regiões do Brasil. Em São Paulo, o início da semana trouxe chuva fraca e uma leve melhora na umidade do ar, após dias de intenso calor e má qualidade do ar devido à poluição. Mesmo assim, a previsão é de que as temperaturas voltem a subir nos próximos dias.

Apesar da previsão de tempo seco em Goiânia, a meteorologista Maria Clara Sassaki não descarta completamente a possibilidade de chuva. “Se ocorrer, será uma pancada rápida e isolada, talvez na segunda-feira (23). No entanto, os acumulados serão mínimos”, ressalta.

Veja também