O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

segunda-feira, 14 de outubro de 2024
PublicidadePublicidade
Otimismo

Produção de tomate deve crescer 36,6% em Goiás

O secretário de Agricultura, Pedro Leonardo Rezende, destaca que os agricultores conseguiram bons resultados.

Postado em 17 de setembro de 2024 por Yago Sales
(Foto: Wenderson Araújo/CNA)

Goiás deve registrar um crescimento de 36,6% na produção de tomate na safra atual, em comparação à de 2023. O avanço é superior ao observado no território nacional (9,9%), além disso, coloca o estado mais uma vez no topo do ranking da cultura.

É o que aponta a última edição do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA), publicada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Segundo a pesquisa, que leva em conta os dados colhidos em agosto, o aumento do rendimento médio por hectare da cultura deve chegar a 21,6%.

Leia mais: Energia elétrica puxa queda de preços em agosto, diz IBGE

As demais culturas agrícolas com estimativa positiva de produção em Goiás são arroz (17,7%), mandioca (6,0%), café (5,8%), feijão 2ª safra (2,7%) e sorgo (2,7%). O café (+7,3%) e a mandioca (+1,6%) devem ter aumento de rendimento médio, enquanto feijão, sorgo e arroz devem crescer devido à expansão da área plantada.

O secretário de Agricultura, Pedro Leonardo Rezende, destaca que os agricultores conseguiram bons resultados. Isso ocorreu apesar das condições climáticas desfavoráveis, como falta de chuvas e altas temperaturas, que afetaram a maioria das culturas no estado.

“A resiliência dos agricultores e os investimentos do Governo em infraestrutura, tecnologia e assistência técnica foram essenciais para esses resultados. Continuaremos incentivando a adoção de tecnologias e o acesso a crédito para fortalecer o agronegócio no estado”, afirma.

Por fim, o levantamento de agosto estima que, em 2024, Goiás colherá 31,4 milhões de toneladas de cereais, leguminosas e oleaginosas, em uma área de 7,4 milhões de hectares.

A participação de Goiás na produção dos itens que compõem esse grupo representa 10,6% do total do país, o que coloca o estado em 4º lugar no ranking nacional, atrás apenas de Mato Grosso, Paraná e Rio Grande do Sul.

Veja também