Brasileira Glelany Cavalcante vence Miss Itália 2024 e disputará o Miss Universo
Modelo baiana é a primeira brasileira a representar a Itália no Miss Universo
A brasileira Glelany Cavalcante, de 30 anos, conquistou o título de Miss Itália 2024 nesta quarta-feira (18), tornando-se a primeira brasileira a representar o país europeu em um concurso mundial. Ela disputará o Miss Universo. A coroação aconteceu em San Ferdinando di Puglia, no sul da Itália. Glelany superou outras 46 concorrentes, sucedendo Carmen Panepinto, Miss Itália 2023.
Natural de Feira de Santana, Bahia, Glelany Cavalcante reside na Itália há nove anos e possui cidadania italiana. Ela se junta à Miss Brasil, que será eleita no próximo dia 19 de setembro, como as duas representantes brasileiras já confirmadas no Miss Universo 2024, que ocorrerá no dia 16 de novembro, na Cidade do México. Além delas, a carioca Bárbara Suter, de 33 anos, disputa o título de Miss Suíça e pode se tornar a terceira brasileira no certame internacional.
A princípio, Glelany destacou em entrevistas recentes a importância da união entre culturas, ressaltando que sua trajetória reflete a riqueza da multiculturalidade. “Sou a união de duas nações maravilhosas, lembrando à sociedade o poder da união de culturas diversas”, disse a modelo.
O desafio da brasileira agora é conquistar a coroa de Miss Universo pela primeira vez para a Itália. O país venceu apenas a edição inaugural do concurso, em 1952, e desde então ficou em segundo lugar duas vezes, com Roberta Capua, em 1987, e Daniela Bianchi, em 1960. Em 2014, Valentina Bonariva foi a última italiana a alcançar as semifinais do concurso, entrando no Top 15.
Mudança para a Itália
Glelany deixou o Brasil ainda jovem, após morar em Brasília, Goiânia e São Paulo, onde começou a carreira de modelo. Durante esse período, também trabalhou em outras áreas e cursava Direito quando recebeu uma proposta de trabalho como modelo em Milão. “Eu era recepcionista em hospital público e, ao mesmo tempo, fazia faculdade. A oportunidade de trabalhar em Milão mudou minha trajetória”, contou.
Posteriormente, após dois anos em Milão, Glelany se mudou para Perugia, cidade conhecida pela Universidade para Estrangeiros, onde está concluindo o curso de Comunicação Publicitária Internacional. Em 2022, ela se estabeleceu na região de Marche, na costa leste italiana, agora a brasileira disputará o Miss Universo
A brasileira que disputará o Miss Universo é asada há sete anos, Glelany também gerencia uma plataforma de e-commerce de moda, que busca integrar elementos dos estilos brasileiro e italiano. Por fim, além da carreira de modelo, ela ressalta o acolhimento que recebeu na Itália e a conexão que desenvolveu com a cultura local.