O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

quarta-feira, 9 de outubro de 2024
Exalando juventude

Coreana de 80 anos quebra recorde e disputa Miss Universo

Choi Soon-hwa nasceu durante a Segunda Guerra Mundial

Postado em 16 de setembro de 2024 por Otavio Augusto
Coreana de 80 anos. Foto: Divulgação

A princípio, a modelo sênior Choi Soon-hwa, de 80 anos, estabeleceu um novo recorde ao se tornar a candidata mais velha da história a disputar o concurso. Coreana de 80 anos disputa Miss Universo, ela competirá pelo título de Miss Coreia do Sul no final de setembro, junto a outras 31 concorrentes.

Choi Soon-hwa nasceu durante a Segunda Guerra Mundial e viveu a Guerra da Coreia aos 6 anos. Trabalhou como auxiliar de enfermagem na juventude, mas sempre manteve o sonho de ser modelo. Atualmente, ela continua ativa na profissão em seu país.

Coreana de 80 anos quebra recorde

Em uma declaração à imprensa local, Choi revelou que decidiu participar do Miss Universo após a organização anunciar a remoção dos limites de idade para as candidatas. “Após ver que a competição Miss Universo não tem limite de idade, eu disse que queria participar. Então enviei fotos para a organização e eles disseram: ‘Nossa mãe é incrível, nossa avó é ótima’. Então, me senti muito feliz”, afirmou Choi, que completará 81 anos em outubro. Ela expressou seu desejo de incentivar mulheres a perseguirem seus sonhos independentemente da idade.

Choi Soon-hwa superou a modelo argentina Alejandra Rodríguez, de 60 anos, que em maio deste ano disputou o título nacional de Miss Universo Argentina, mas ficou no Top 15. Caso Choi vença, a Coreia do Sul se tornará o primeiro país a classificar uma candidata com 80 anos para disputar o Miss Universo.

Leia mais: Goiânia pode bater recorde de calor nesta semana

A participação de Choi só foi possível devido à mudança na regra de idade anunciada pela organização do Miss Universo em setembro passado. Essa mudança, que entra em vigor em janeiro de 2024, removeu o limite etário anterior que permitia a participação apenas de mulheres entre 18 e 28 anos.

Além de Choi, outras candidatas já aproveitaram a nova regra em 2024. A atriz e modelo argentina Iris Amelia Alioto, de 72 anos, foi uma das candidatas do Miss Buenos Aires em janeiro, mas terminou em segundo lugar no concurso regional. A filipina Jocelyn Cubales, de 69 anos, também se destacou ao ser uma das candidatas da etapa de Quezon City para o Miss Universo Filipinas.

Miss Universo 2024

Essa mudança nas regras do Miss Universo ocorre em um contexto de crescente foco em diversidade e inclusão. A compra do concurso pela empresária tailandesa Anne Jakrajutatip, uma mulher transgênero, foi um fator chave para essa mudança. Sendo assim, a última edição do Miss Universo, realizada em novembro de 2023, foi considerada a mais plural da história, apresentando candidatas como duas mulheres trans e uma modelo plus size, além de mães entre as participantes.

Coreana de 80 anos disputa Miss Universo. A final do Miss Universo 2024 acontecerá no dia 16 de novembro na Cidade do México. A 73ª edição do concurso deve contar com mais de 100 candidatas. Por fim, a atual detentora da coroa é a nicaraguense Sheynnis Palacios, que venceu a última edição em El Salvador e está confirmada como uma das convidadas para a coroação da Miss Universe Brasil, marcada para o dia 19 de setembro em São Paulo. A candidata de 41 anos, Lulu Oliveira, representa o Mato Grosso do Sul no evento.

Veja também