O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sábado, 23 de novembro de 2024
PublicidadePublicidade
Maranhão

Lula assina acordo com quilombolas da base de Alcântara

Lula entregará 21 títulos de domínio às comunidades quilombolas em todo o Brasil

Postado em 19 de setembro de 2024 por Yasmin Farias
Foto: Igo Estrela/Metrópoles @igoestrela.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) passou ao Maranhão nesta quinta-feira (19/9) para assinar um acordo histórico com comunidades quilombolas de Alcântara. O termo visa resolver o conflito de terras envolvendo a Força Aérea Brasileira (FAB).

O impasse gira em torno do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), parte do Programa Espacial Brasileiro. Na década de 1980, as comunidades quilombolas foram removidas do local para que houvesse a construção da base. O Termo de Conciliação, Compromissos e Reconhecimentos Recíprocos destina 78,1 mil hectares ao quilombo de Alcântara e valida a utilização de 12,6 mil hectares pelo empreendimento da FAB

Além do acordo, Lula entregará 21 títulos de domínio às comunidades quilombolas em todo o Brasil. A medida beneficiará 4,5 mil famílias em nove estados, que ocupam 120 mil hectares.

Lula também aprovará 11 decretos de interesse social relacionados à titulação de terras. A cerimônia ocorrerá em Alcântara, com a presença de Lula e ministros. Na manhã desta quinta-feira, ele visitará a comunidade de Mamuna. Alcântara possui a maior proporção de população quilombola do Brasil, com 152 comunidades e cerca de 3.350 famílias.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também