Câmara de SP instala comissão para avaliar denúncia contra Ricardo Nunes
Os líderes partidários já indicaram sete vereadores para integrar a comissão
A Câmara de São Paulo instalará nesta terça (24) uma comissão para avaliar a denúncia contra o prefeito e candidato à reeleição Ricardo Nunes (MDB). A vereadora Elaine do Quilombo (PSOL) apresentou a denúncia, pedindo a cassação de Nunes por suposta ação truculenta da Guarda Civil Metropolitana (GCM) na Cracolândia.
Ela baseia o pedido em uma decisão judicial de junho de 2024 que proíbe a Prefeitura de realizar operações militares na área. A decisão judicial determina o uso de canais de denúncia, barreiras de escudo e técnicas menos letais, como balas de borracha e bombas de efeito moral.
Pela legislação municipal, pedidos de cassação do prefeito devem ser lidos em cinco dias e analisados por uma comissão especial. Os líderes partidários já indicaram sete vereadores para integrar a comissão, respeitando a proporcionalidade das bancadas.
Milton Leite, presidente da Câmara, afirmou que a denúncia tem caráter político e não deve avançar. “Não tem fundamento”, disse Leite após conversar com outros vereadores.
A comissão se reunirá nesta quarta-feira (25) para iniciar a análise do caso. Os sete membros designados incluem Ricardo Teixeira (União) e Alessandro Guedes (PT).