Pablo Marçal Processa Datena por Agressão e Pede R$ 100 Mil de Indenização
O candidato à Prefeitura de São Paulo busca reparação por danos morais após ser agredido com uma cadeira durante um debate televisionado
O candidato à Prefeitura de São Paulo, Pablo Marçal (PRTB), decidiu processar José Luiz Datena (PSDB) por agressão durante um debate na TV Cultura. Marçal pede R$ 100 mil em indenização por danos morais.
Entenda o Que Aconteceu Durante o Debate
O incidente ocorreu no dia 15 de setembro. Datena agrediu Marçal com uma cadeira após o candidato provocar o apresentador com insinuações sobre uma acusação de assédio sexual, que a Justiça já arquivou.
Detalhes do Processo Judicial
Marçal protocolou o processo no Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) na quinta-feira, 26. Na ação, ele afirma que a agressão foi premeditada e causou “efeitos devastadores” na sua saúde moral, física e psicológica. Ele menciona também “constrangimento e humilhação pública”, segundo a colunista Malu Gaspar, do “O Globo”.
Os advogados de Marçal afirmam que ele fraturou o sexto arco costal e lesionou o punho direito. Eles acusam Datena de “usar a força bruta para calar um adversário político”. Essa atitude, segundo os advogados, representa uma afronta ao processo democrático, pois compromete a integridade do debate público e a segurança dos outros candidatos.