25% dos brasileiros foram vítimas de golpes virtuais em 2024
Abrangendo todos os estados e com um nível de confiança de 95%. Além disso, a margem de erro é de apenas 1,22 ponto percentual.
Uma pesquisa realizada pelo DataSenado em parceria com a Nexus revelou que quase 25% dos brasileiros foram vítimas de golpes virtuais nos últimos 12 meses. Esse levantamento, feito entre 5 e 28 de junho, com mais de 21 mil pessoas entrevistados, e é o maior sobre o tema no país. Abrangendo todos os estados e com um nível de confiança de 95%. Além disso, a margem de erro é de apenas 1,22 ponto percentual.
São Paulo lidera essa lista, com 30% dos entrevistados afirmando ter sido enganados por crimes digitais. Mato Grosso segue de perto, com 28%, enquanto Roraima e o Distrito Federal apresentam 27% cada. Por outro lado, os estados com menor incidência de golpes virtuais, são Ceará (17%), Piauí (18%), e Sergipe e Acre, ambos com 19%.
José Henrique Varanda, coordenador da pesquisa, destacou que os dados oferecem uma visão crucial sobre a dimensão dos crimes cibernéticos no Brasil. Essa informação pode servir como base para a criação de propostas de lei no Congresso Nacional.
O estudo também revelou que a maioria das vítimas (51%) possui renda familiar de até dois salários mínimos. Assim, a análise por faixa etária mostra que 27% dos casos envolveram pessoas entre 16 e 29 anos, refletindo a distribuição etária da população.
Tendo em vista que os crimes mais mencionados na pesquisa são: clonagem de cartão, fraude de internet e também invasão de contas.