Estátua de Donald Trump pelado é inaugurada, em Las Vegas
Os criadores da obra pretendem cultivar a reflexão sobre a “transparência — ou a falta dela — na política”
Uma estátua gigantesca de Donald Trump foi inaugurada no último fim de semana em Las Vegas, Nevada, nos Estados Unidos. A escultura, com impressionantes 13 metros de altura — equivalente a um prédio de quatro andares —, feita de espuma sobre uma estrutura de vergalhões, e pesa 2,7 toneladas.
A obra faz parte de “Crooked and Obscene Tour”, uma turnê que leva a obra por diversos estados do país. Segundo os organizadores, o objetivo de retratar o ex-presidente sem roupas é uma declaração provocativa sobre transparência, vulnerabilidade e a construção de figuras públicas no cenário político. Além disso, os criadores da obra pretendem cultivar a reflexão sobre a “transparência — ou a falta dela — na política”. Sendo assim, instigando o público a pensar criticamente sobre a influência política e suas implicações.
Essa não é a primeira vez que uma estátua nua de Trump acaba exibida publicamente. Em 2016, o artista Joshua Monroe, a pedido do coletivo de arte INDECLINE, produziu cinco esculturas em tamanho real do presidente. A obra era então como parte de um projeto intitulado “The Emperor Has No Balls” (“O imperador não tem bolas”). Na época, eles instalaram estátuas em cidades como Seattle, Nova York, Cleveland, Los Angeles e São Francisco, sem autorização. A polícia removeu rapidamente as obras após a exposição.