O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

quarta-feira, 11 de dezembro de 2024
Informação

Saiba o que deu origem ao Hezbollah

O Hezbollah consolidou seu poder e se tornou umas das principais forças no cenário político libanês.

Postado em 1 de outubro de 2024 por Renata Ferraz
Hezbollah
Bandeira do Hezbollah/ Foto Reprodução imagens YouTube

A criação do Hezbollah (Partido de Deus), pode ser dado a diversos acontecimentos. Isso ocorreu a partir de 1980. Sendo 1982, durante uma guerra civil libanesa, com a invasão israelense em 1982 no Líbano. Esse partido teve sua formação para responder a ocupação israelense e a opressão que sofria dos mulçumanos xiitas no Líbano.

Sendo então:

A guerra Civil Libanesa: Neste momento um conflito que teria começado em 1975, levando a ter tensões, além de marginalizar a comunidade xiita, que necessitava de se sentir representada.

A Invasão Israelense também contribuiu para essa criação, pois muitos libaneses resistiram à invasão. Reagindo com muita indignação. Então surgiu o Hezbollah, sendo até então um movimento de resistência, mobilizando apoio da população para que pudessem combater as forças israelense, com a finalidade de defender a soberania libanesa.

Tendo a Influência do Irã que teve um dos papeis fundamentais  para essa formação. Tendo como ponto de partida a Revolução Islâmica que aconteceu em 1979. Neste período o Irã forneceu apoio financeiro e até mesmo militar para os grupos xiitas no Líbano. Assim se alinhando a mesma ideologia que o regime iraniano, dessa forma, promovendo a resistência contra ocupação.

Leia mais:Israel elimina líderes do Hezbollah incluindo Nasrallah

Alinhando ao fato que o “ Partido de Deus” não se limitou somente a um regime militar, transformando em força política, envolvendo o grupo em questões sociais dentro do Líbano. O Hezbollah consolidou seu poder e se tornou umas das principais forças no cenário político libanês.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também