O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sábado, 23 de novembro de 2024
PublicidadePublicidade
política

Biden celebra o 100º aniversário de Jimmy Carter, o ex-presidente mais velho dos EUA

A homenagem foi feita em um pronunciamento transmitido pela CBS News

Postado em 2 de outubro de 2024 por Yasmin Farias
Biden celebra o 100º aniversário de Jimmy Carter, o ex-presidente mais velho dos EUA
Foto: 28/11/2023REUTERS/Evelyn Hockstein.

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, enviou uma mensagem de felicitação ao ex-presidente Jimmy Carter, que completou 100 anos. Biden descreveu Carter como uma “força moral para nossa nação e o mundo”. Além disso, o elogiou como “uma voz de coragem, convicção e compaixão”, além de considerá-lo um “querido amigo”. A homenagem foi feita em um pronunciamento transmitido pela CBS News.

Jimmy Carter, que está sob cuidados paliativos desde fevereiro de 2023, é o presidente mais velho da história dos EUA. Biden e sua esposa, Jill, mantêm uma relação próxima com a família Carter, e o ex-presidente continua sendo uma figura inspiradora para muitos democratas.

Em agosto, durante a Convenção Nacional Democrata, Jason Carter, neto do ex-presidente, afirmou que seu avô estava “se segurando” à espera das eleições de novembro. “Embora seu corpo esteja frágil, seu espírito nunca foi tão forte”, disse Jason, acrescentando que Carter estava ansioso para votar em Kamala Harris.

Legado de Jimmy Carter

O legado de Jimmy Carter inclui realizações importantes, como os Acordos de Camp David, que estabeleceram a paz entre Egito e Israel, e a criação de agências federais como o Departamento de Energia, o Departamento de Educação e a Agência Federal de Gestão de Emergências. Ele também realizou políticas ambientais e de segurança no trânsito, como a regulamentação das emissões de automóveis e a obrigatoriedade de cintos de segurança e airbags.

Apesar de sua presidência ter enfrentado críticas, especialmente pela crise dos reféns no Irã, suas ações pós-mandato, como os esforços humanitários através do Carter Center e o trabalho com a Habitat for Humanity, consolidaram seu legado como um defensor da democracia e da saúde pública global.

Na mensagem de aniversário, Biden relembrou a trajetória de Carter, ressaltando sua dedicação contínua mesmo após deixar a Casa Branca. “Sr. Presidente, eu o admiro profundamente”, disse Biden. O atual presidente foi um dos primeiros a apoiar a candidatura de Carter em 1976, quando ainda era senador. Biden também visitou os Carters em 2021, no 100º dia de seu governo, descrevendo o encontro como uma conversa nostálgica entre “velhos amigos”.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também